Brandalism cria anúncios criticando hipocrisia das marcas
Acontece em Paris, nesta semana, o COP21 Climate Conference, maior fórum sobre economia sustentável do mundo, que foi estabelecido em 2007 com o objetivo de gerar uma conscientização por parte das indústrias e também da população sobre o uso consciente dos recursos naturais do planeta.
Foi a oportunidade que a organização britânica Brandalism (da qual artistas como Banksy fazem parte) encontrou para protestar contra a hipocrisia das grandes marcas que patrocinam o evento, incluindo companhias de energia, montadoras de carros e linhas aéreas, muitas entre as indústrias que mais emitem gases poluentes na atmosfera – e por isso, teriam “interesse” em participar das negociações feitas no COP21.
Foram 89 artistas, entre eles Neta Harari, Jimmy Cauty, Banksy, Escif e Kennard Phillips, de 19 países diferentes, que se reuniram para criar anúncios falsos para Air France, Dow Chemicals, GDF Suez e Volkswagen, alertando a população sobre a divergência entre a comunicação e o processo de produção dessas marcas, que tentam se posicionar como “amigas do meio ambiente”.
“Nós estamos pegando o espaço deles de volta porque queremos desafiar o papel da propaganda na promoção do consumismo insustentável. Como a indústria da propaganda alimenta à força nossos desejos por produtos criados a partir de combustíveis fósseis, ela está intimamente ligada com a causa das mudanças climáticas”, disse Joe Elan, representante do movimento. “Ao patrocinarem esse evento, algumas das maiores poluidoras como Air France e GDF-Suez-Engie podem se promover como parte da solução quando, na verdade, são parte do problema”.
O Brandalism é o maior movimento anti-propaganda do mundo que, desde 2012, tem como objetivo protestar contra a poluição visual e a apropriação do ambiente público como espaço publicitário para grandes corporações.
Veja algumas intervenções: