LeTourDuMonde #08: Bali

Opa! Depois do pequeno recesso, abrimos os trabalhos de 2016 com a bela ilha de Bali! Para quem não lembra, eu e a Iris Fuzaro estamos viajando o mundo em busca de inspiração para gravar um álbum. São 10 cidades, 10 músicas, 10 experiências diferentes e tudo documentado em uma websérie que você acompanha por aqui. Já passamos por Nova YorkAmsterdã, Berlim, BudapesteIstambul, Atenas, Koh Phi Phi e agora desembarcamos em Bali, na Indonésia.

O Christian Jung, fotógrafo fodão aqui do Brasil, fotografou muito por lá e nos deu umas belas dicas, entre elas pra entrar em contato com um cara chamado “Boss”. Apesar do apelido pomposo, Made Sutama é um cara simples, que dirige seu taxi pelas ruelas de Bali. Ele nos recebeu no aeroporto de forma fantástica e, já no caminho para o hotel, tínhamos todo o itinerário definido: Cerimônia da Lua Cheia com orquestras de gamelões, arrozais, Templo das Águas Sagradas, Floresta dos Macacos, luthieria de instrumentos típicos – e o melhor: nos inseriu na cultura local e acabamos indo em lugares raramente frequentados por turistas.

Em uma dessas incursões, tive a oportunidade de samplear todos os instrumentos utilizados nas cerimônias religiosas. Os instrumentos da orquestra, composta apenas por homens trajando branco, na maioria são feitos de bambu com peças de metal e madeira entalhada. Para nós ocidentais, parecem grandes xilofones, gogos, panelas e flautas, mas o que importa é que a soma de todos resulta em uma massa sonora chamada gambelan, ou gamelão em português.

Das muitas coisas que vivemos lá nasceu a música “Full Moon”, homenageando a cerimônia que tivemos oportunidade de participar usando os sarongs (roupa típica local) emprestados pelo nosso novo amigo Sutama.

Já havíamos gravado a canção e arrumávamos as malas para partir quando, no gramado do hotel, cruzamos com Bella Blakemore, curiosa sobre todos aqueles instrumentos que carregávamos. Não sei como, mas em um intervalo de 20 minutos gravamos sua linda voz, arrumamos as malas e entramos no táxi. Conhecemos pouco sobre a Bella, mas vai ficar pra sempre na memória da gente sua voz linda nessa música que fizemos dobre um lugar tão espiritual e inspirador.

Agora partiu Tokyo! Assista ao novo capítulo da série acima, e ouça “Full Moon no vídeo abaixo. Nos vemos em 15 dias!

 

Sobre o autor
- Pai da Lorena, uma Samoieda que tem Instagram. Vendeu o carro e prefere o Uber. Ouve Andrew Bird, mas prefere o silêncio nos momentos de ócio entre os eventos do Sofar Sounds e as produções da DaHouse & DaFne Music.