Projeto destaca os rios de São Paulo que ninguém vê

Quantos rios você conhece em São Paulo, além do Tietê e do Pinheiros? A capital tem simplesmente mais de 300 deles e é muito provável que você não esteja a mais de 200 metros do próximo. O problema é que quase sua totalidade foi encanada e “escondida” nos últimos 100 anos, com o avanço da metrópole.

E foi pensando em destacar essa riqueza fluvial que nasceu o projeto Cidade Azul. Publicitários, jornalistas, designers, pesquisadores e produtores, entre outros profissionais, se juntaram para mapear e destacar a localização desses rios, fazendo com que a população comece a ter um maior contato com as águas ocultas.

O projeto tem três pilares principais: um site, que traz uma série de informações sobre o projeto, os rios, a economia de água e como a sociedade pode interagir mais com os rios; um audioguia, que oferece um tour de 1h pelo bairro da Vila Madalena, indicando diversos caminhos d’água e trazendo detalhes sobre eles; e intervenções urbanas, mostrando a localização exata de alguns e convidando o público a conhecer o projeto.

“Não falta água. Falta começar a ver essas águas, que estão por toda a parte. Os rios não precisam da gente para fluir, nós é que precisamos deles para viver”, destaca parte da narração do audioguia. Vale a reflexão. Vale conhecer.

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.