PropagandoMúsica: R.I.P. John Lord

O Propagandomúsica dessa semana homenageia a lenda Jon Lord, tecladista e fundador do Deep Purple, falecido no último 12 de julho.

O filme da vez é Kamenitza Rock, criado para a cervejaria búlgara pela Lowe Swing. A peça conta com uma guitarra elétrica caseira de uma corda só (talvez inspirado pelo feito de Jack White no filme “It Might Get Loud”), dedilhada em um dos riffs mais marcantes do rock, o de “Smoke On The Water”.

Jon fundou o Deep Purple na Inglaterra, em 1968 (ainda sob a alcunha de Roundabound – abandonada logo em seguida) e com o primeiro disco, “Shades of Deep Purple”, já começou a ganhar o outro lado do oceano: “Hush” já escalava rapidamente a Billboard nos EUA e no Canadá. A marca registrada de Lord, o teclado distorcido, com raízes no blues e na música clássica, já era notado. Mas foi em 1972 que a banda estourou definitivamente, lançando seu sexto disco (em apenas três anos e meio de existência): “Machine Head”.

Gravado em Montreaux, na Suiça, o álbum estava programado para ser produzido em um cassino, utilizando o estúdio móvel dos Rolling Stones; mas um incêndio causado por um sinalizador em uma apresentação do Frank Zappa e seu Mothers of Invention levou a gravação para um deserto Grand Hotel. Foi justamente o incidente que inspirou a criação de “Smoke On The Water”. O disco ainda contava com “Highway Star”, “Space Truckin” e “Lazy”

Durante os anos seguintes (e muitas trocas em sua formação), o Deep Purple contou em sua formação com músicos como Ritchie Blackmore, David Coverdale (que em seguida formou o Whitesnake, junto com Jon Lord), Glenn Hugues e Joe Satriani. Jon permaneceu na banda até 2002, quando anunciou sua aposentadoria.

Após mais de 40 anos de carreira, 18 albuns de estúdio e algumas gerações de músicos influenciados (que vão desde Tony Iommi à Lars UIrich ), o Purple perde seu fundador, vítima de um câncer pancreático. Mas pode sair por aí e perguntar pra qualquer aprendiz de guitarra qual foi o primeiro riff que aprendeu.

Sobre o autor
- Os programas, matérias, colunas e quadros produzidos para os programas "Reclame", do Multishow; e "Rock Reclame" na Kiss FM 102.