Um peixe de metal com dois donos: polêmica envolve GP de Product Design
O case “Lucky Iron Fish” foi considerado Grand Prix de Product Design na edição 2015 do Cannes Lions, dando o Leão mais cobiçado da categoria para a Geometry Dubai. Mas agora há uma contestação sobre quem criou e quem é o cliente do projeto. De acordo com o Campaign Brief Asia, a agência responsável seria a Arcade, de Singapura, em um trabalho para o Google.
Gary Tranter e Matt Cullen, co-fundadores da Arcade, tiveram os seus nomes incluídos na ficha técnica do case, mas trataram de se posicionar. Em comunicado divulgado em suas redes sociais, Tranter afirma que ele e sua agência são os reais autores do trabalho, e acusa a Geometry. A ideia consistia em usar o “peixe de metal da sorte” para cozinhar, provendo assim nutrientes como ferro na culinária do Camboja, local famoso por seu alto índice de anemia.
A Geometry Global não se posicionou sobre a acusação. Em seu Facebook, a agência, que de fato já trabalhou com a ONG, comemora o Grand Prix como se fosse a autora.
Veja o comunicado de Gary Tranter:
“Tem muita gente me perguntando a respeito e até me parabenizando por ter ganho um Leão em Cannes, então eu preciso escrever a respeito. Eu não ganhei nada em Cannes e minha agência não teve nada a ver com a inscrição.Os caras da Geometry Dubai me ligaram um dia, perguntando se eles poderiam usar o nosso filme do projeto Iron Fish. Relutei, pois não é normal uma agência divulgar o trabalho criativo de outra, mas eles me garantiram que era para gerar doações.
Então, aceitei. Qualquer coisa é válida para ajudar o projeto social.
Preciso dizer que estou surpreendido ao ver que “eles” ganharam o GP de Product Design em Cannes. E ainda mais surpreso em ver que eles usaram o nosso filme, a nossa música e até mesmo as exatas palavras do meu script no case. Esse vídeo implica que foi a Geometry que identificou a necessidade e veio com a ideia e o desenho do Iron Fish.
Bullshit.
Passei um longo tempo no Camboja com Chris Charles, o verdadeiro designer deste produto, filmando um filme para o Google e aprendendo sobre o grande trabalho que eles fazem lá. Não é apenas o Iron Fish: existe um filtro de água de cerâmica que é brilhante e dá água potável a muitos vilarejos.
Enquanto eu estava lá, não vi ninguém da Geometry Dubai ajudando ninguém do Camboja. Se ganhar em Cannes fosse uma parte da estratégia de PR deles para dar atenção ao projeto, eu não teria problema nenhum, mas me parece errado quando você pede a autoria de um trabalho que não é seu.
Caso interesse, o comercial que eu filmei está aqui (veja abaixo). O diretor é Jonathan Finnigan, enquanto a música é de criação de Gerald Fitzgerald da Song Zu.
Gary Tranter”
Confira a cobertura do Cannes Lions 2015 no Inspirad:
Cannes Lions 2015: Saatchi & Saatchi New Directors’ Showcase
Kim Kardashian em Cannes e o conteúdo além da “quebra” da internet
4º dia no Cannes Lions: os resultados de Design, Cyber, Product Design e Radio
Mulheres menstruadas não tocam em picles! Conheça o primeiro GP de Glass Lions
Cannes Lions 3º dia: GPs e Prêmios em Outdoor, Media, PR e Creative Effectiveness
> Fomos às ruas de Cannes com só uma pergunta na mente: What’s Going On?
> Lars Ulrich: o Metallica agora apoia o avanço da indústria da música na Internet
> Veja quem levou Leão em Press, Promo, Mobile e Direct – e como pensam os jurados
Não quer perder nada do Cannes Lions 2015?
Então curta o Inspirad no Facebook, siga no Twitter e no Instagram!