4º dia no Cannes Lions: os resultados de Design, Cyber, Product Design e Radio

No quarto dia do Cannes Lions, o Brasil conquistou mais 18 Leões. Foram sete em Design, outros sete em Cyber e quatro em Radio Lions. Somente em Product Design as agências e empresas do País saíram sem troféus. Com o resultado, o Brasil alcança a marca provisória de 74 Leões. Assista acima as considerações dos presidentes dos júris de Cyber, Radio e Product Design, e da jurada brasileira em Design, Ana Couto.

DESIGN

A Volvo foi a vencedora do GP de Design com o case “Lifepaint”, desenvolvido pela Grey no Reino Unido e também vencedor em Promo.

O Brasil somou sete prêmios em Design, um ouro, três Pratas e três Bronzes. A F/Nazca S&S foi a agência brasileira com melhor desempenho na categoria, especialmente com os trabalhos para a Leica Gallery: “Soundlab Posters” e “Soundlab Records” foram Prata, enquanto “Soundlab Box” é o ouro. A agência ainda levou mais dois Bronzes com “Celebrating 50 Years in Brazil”, para a Nissin, e “Ron Mueck”, para a Pinacoteca. Os outros prêmios nacionais foram para “Wish you were here”, da Lobo para D&AD (Prata), e “Ticket Books”, da Africa para L&PM (Bronze). Ana Couto, sócia da Ana Couto Branding, atuou como jurada na categoria.


PRODUCT DESIGN

O GP de Product Design foi para “The Lucky Iron Fish Project”, projeto criado pela Geometry Dubai para a ONG The Lucky Iron Fish. A ideia consistia em usar o “peixe de metal da sorte” para cozinhar, provendo assim nutrientes como ferro na culinária do Camboja, local famoso por seu alto índice de anemia. O Brasil não foi contemplado com nenhum prêmio na categoria e teve apenas um finalista. O jurado representante do País foi Leonardo Massarelli, sócio da Questto/Nó.


CYBER

O único Grand Prix de Cyber (geralmente são até três os GPs da área) teve participação brasileira, mas não na criação. Gisele Bündchen foi a estrela da campanha “I Will What I Want”, da Droga5 para a Under Armour, vencedora do prêmio máximo da categoria.


Em campanhas genuinamente brasileiras, os vencedores foram sete: um Ouro, duas Pratas e quatro Bronzes. O Leão de Ouro foi para a HP e Associação Mães da Sé/ABCD, com “Imprima para Ajudar”, de criação da FCB Brasil. A Africa levou 2 Pratas e 2 Bronzes, com um de cada divididos entre “Mutant font”, para Anistia Internacional, e “Eye test”, para a ESPN. DM9DDB (Instituto Akatu) e Loducca (NFScan) levaram Bronze. Sergio Gordilho, sócio e copresidente da Africa, foi o jurado brasileiro na categoria.


https://youtu.be/ZWNrbFyp4ek


RADIO

As filiais da Grey em Berlim e Dusseldorf se juntaram para criar “The Berlin Wall of Sound”, vencedor do GP de Radio. O case comemora os 25 anos da queda do muro que dividia a Alemanha, uma intervenção de 7 minutos e 32 segundos no SoundCloud – mesmo tempo que demora para se percorrer os 155km da parece de concreto. A peça é silenciosa e traz apenas a marcação de todas as vítimas da época da guerra.

O Brasil ficou com uma Prata (“Parking Radio”, da Africa para FMA Brasil) e três Bronzes (“Soup”, da Talent para AM PM; “Gay Frequency”, da Lew´Lara\TBWA para Mix Brasil; e “Radio Finger”, da Y&R para Grupo Petrópolis). Philippe Degen, diretor de criação da Talent, foi jurado na categoria.

Confira a cobertura do Cannes Lions 2015 no Inspirad:

Mulheres menstruadas não tocam em picles! Conheça o primeiro GP de Glass Lions
Cannes Lions 3º dia: GPs e Prêmios em Outdoor, Media, PR e Creative Effectiveness
> Fomos às ruas de Cannes com só uma pergunta na mente: What’s Going On? 
> Lars Ulrich: o Metallica agora apoia o avanço da indústria da música na Internet
> Veja quem levou Leão em Press, Promo, Mobile e Direct – e como pensam os jurados

Não quer perder nada do Cannes Lions 2015?
Então curta o Inspirad no Facebook, siga no Twitter e no Instagram!

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.