“2015: Um cafezinho no espaço”

A nossa jornada espacial está cada vez mais completa. Já são tours para a Lua vendidos comercialmente, um passeio por Marte pelos olhos de robôs ultra tecnológicos, milhares de satélites em órbita, navegações cada vez mais complexas e desejos cada vez mais simples: agora, você, astronauta, pode tomar um cafezinho a milhões de quilômetros de sua Terra natal.

Funcionou pela primeira vez no último final de semana a pioneira máquina de espresso desenvolvida pela ISS (International Space Station) em parceria com a cafeteria Lavazza e a empresa de engenharia Argotec. Chamado de ISSpresso, o aparato subiu ao espaço sideral a bordo da nave SpaceX Dragon e é capaz de fazer também chá e outros produtos à base de água fervente.

A astronauta Samantha Cristoforetti, da agência espacial europeia, postou uma foto tomando o seu cafezinho cósmico. A imagem teve direito a uma legenda inspirada em “Star Trek”: “Coffee: the finest organic suspension ever devised. Fresh espresso in the new Zero-G cup! To boldly brew”.

 

Foto: ARGOTEC

Cientista da Argotec mostra o interior da máquina de café espacial

“2015: Um cafezinho no espaço”

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.