Performance de Mavi Veloso no ateliê aberto© Lost Art/Red Bull Content Poo
Começou nesta semana, em São Paulo, a maior e mais importante mostra de performances do Brasil: a 11ª edição da Mostra de Performance Arte Verbo, da Galeria Vermelho. Ela acontece até 11 de julho e apresenta o trabalho de 39 artistas.
Para retirar o rótulo de que publicitário vive em uma bolha de vidro – e que grande parte deles só buscam referência no próprio mercado -, ir à Vermelho pode ser uma experiência desafiadora e conhecer a Verbo mais ainda. Afinal, artistas brasileiros como Eidglas Xavier e Mavi Veloso, apresentam trabalhos que vêm se tornando destaque na arte contemporânea e que poderiam inspirar os grandes grupos de comunicação a investirem em uma “nova safra” de líderes criativos – afinal o mundo mudou faz tempo, né?
A mostra traz artistas de 12 países: Alemanha, Áustria, Holanda, Argentina, Suíça, Coréia do Sul, Holanda, Espanha, Itália, Portugal, Dinamarca e Brasil. Entre os convocados após enviarem seus trabalhos para uma pré-seleção da Verbo e outros convidados pelo evento estão Ana Montenegro e Marco Paulo Rolla (Brasil), Caetano Dias (Brasil), Enrique Ježik (Argentina), Florentina Holzinger (Áustria), Vincent Riebeek (Holanda), Goeun Bae (Coréia do Sul), Julio Falagán (Espanha), Lia Chaia (Brasil), Lilibeth Cuenca Rasmussen (Dinamarca), Maurício Ianês (Brasil), Pipa (Brasil), Rose Akras (Brasil) e Doina Kraal (Holanda).
A galeria Vermelho criou a mostra de performance arte Verbo em 2005 porque, para muitos de seus artistas, lidar com o corpo é essencial. Não por acaso, nesse mesmo período, outros eventos sugiram com a mesma temática, como a Performa – mostra bienal americana dirigida pela estudiosa da arte da ação RoseLee Goldberg. Foi nessa mesma época que Marina Abramovic organizou “Seven Easy Pieces” no Guggenheim de Nova York, que a levou para o MoMA, em 2010, com “A Artista está Presente”, alcançando reconhecimento muito além do circuito da arte, que já a reverenciava.
Esses são apenas dois exemplos entre tantos outros festivais, cursos e eventos ligados ao corpo. “Quando criamos a Verbo, sabíamos que um programa ligado à performance arte dentro de uma galeria comercial deveria, necessariamente, criar instrumentos não apenas de financiamento para a pesquisa de artistas ligados a essa linguagem, mas também, garantir a inserção e divulgação dessas obras no cenário da arte atual”, relata Marcos Gallon, diretor artístico da Galeria Vermelho
Serviço:
Verbo 2015 – Mostra de Performance Arte – 11ª edição
Período: de 16 de junho a 11 de julho
Local:Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais, 350, 012244-010 – São Paulo
www.galeriavermelho.com.br/pt/verbo
Entrada gratuita