8 campanhas criativas de carona no Halloween 2015
Não tem como ser criança e não gostar do Halloween: você coloca uma fantasia, assusta as pessoas e ainda acaba com um monte de doces na sua cesta. E vamos combinar que para os adultos, também não é nada ruim! Prova disso são as milhares de campanhas criadas todo ano, geralmente com grande repercussão. Em 2015, selecionamos algumas que valem o play! Confira:
Criada pela BBH London e produzida pela Black Sheep Studios, essa campanha surpreende os consumidores do supermercado Tesco ao colocar assustadores personagens em locais inesperados, como atrás da prateleira de papel higiênico, por exemplo. Membros congelados e carrinhos que andam sozinhos também assombram os corredores do mercado nesse engraçado case. “Tesco Halloween” também inclui alguns tutoriais de como tornar sua casa um lugar mais assustador, ensinando como fazer uma sombria maquiagem de palhaço e um pote com uma cabeça decepada para deixar na geladeira.
A próxima campanha é especial para os designers: continuação da “Murder Mystery Case Study“, que propôs que os amantes do Adobe Photoshop solucionassem um crime fictício utilizando apenas as pistas escondidas no arquivo da ação, a edição de 2015 apresenta a mesma proposta, mas com uma história diferente, que envolve trazer a nave espacial “IXS FarStar” de volta para a Terra. É só baixar a primeira pista e postar suas descobertas sobre o #PsMystery na página oficial do Adobe Photoshop.
A próxima campanha, da Target, entende que agora toda criança tem um smartphone, e usa da tecnologia para aprimorar a experiência de pedir doces pelas casas do bairro. Com a plataforma colaborativa “Treatster“, é possível marcar, votar e comentar sobre as casas que têm as melhores e piores guloseimas, criando um mapa informativo muito útil para as crianças que não estão de brincadeira quando o assunto é Halloween:
A Pizza Hut, por outro lado, decidiu aconselhar os donos das casas sobre o que dar e – ainda mais importante – não dar para as crianças que passarem pela rua anunciando “gostosuras ou travessuras”. Como a noite de 31 de outubro tem um número de encomendas de pizza especialmente alto nos Estados Unidos, a rede criou um hilário tutorial ditando as regras quando o assunto é a fantasia e os doces distribuídos para as crianças, para que todos lembrem de pedir a sua pizza, e não a da concorrência.
Confira o case e o making of, abaixo:
Uma marca que não deixou de lado seu conceito criativo nos filmes criados para o Halloween foi a Snickers, com o tradicional “Você não é você quando está com fome”. Os filmes criados para a ocasião mostram justamente um programa infantil, no qual o “simpático” apresentador começa a surtar quando as coisas não vão do seu jeito:
Além dos filmes acima, a BBDO New York criou um comercial de suspense que mostra um pouco do trabalho de Jon Neill, um escultor de abóboras:
Uma campanha sobre a qual já falamos aqui, e que usou o sarcasmo de forma brilhante neste ano, foi a “Unneces-scary”. Criado pela agência Piro para a rede de fast-food americana Chipotle, o filme ironiza a quantidade de químicos desnecessários utilizados pela concorrência para de baratear os custos da produção, ao mesmo tempo que divulga sua promoção especial “Boorito”, na qual burritos, saladas e tacos são vendidos por apenas US$ 3,00, das 17h até o horário de fechamento no dia 31 de outubro. Assista:
A Reese’s lançou um divertido comercial que brinca com a codependência entre o Cavaleiro sem cabeça e sua companheira, a cabeça de abóbora, que não consegue alcançar o prato cheio de doces na mesa do jantar. Ao pedir ajuda ao cavaleiro, as coisas saem tão bem quanto o planejado. Veja o filme que explora uma relação de muitos anos:
Por fim, uma promoção para os (super) corajosos: sempre com foco em oferecer experiências inesquecíveis para seus usuários, a Airbnb oferece uma exclusiva noite nas catacumbas de Paris, que abrigam ossos de estimados 6.000.000 de falecidos cidadãos da capital francesa, representando “o maior túmulo do mundo”. O site da promoção até ironiza o fato de que o ganhador estará totalmente isolado, excluindo todos os itens que poderiam ser encontrados em um hotel, como WI-Fi, ar-condicionado e TV.
Para se inscrever, era preciso contar uma história explicando porque você é corajoso o suficiente para encarar uma noite nas catacumbas, que deveria ser enviada ao site em inglês ou francês. Veja fotos do aconchegante quarto: