Há mais de 10 mil anos usamos sapatos. Lá no início, eles foram pensados e utilizados simplesmente para proteger nossos pés. Porém, algum tempo depois – como nas civilizações egípcias e principalmente na Roma Antiga -, acabaram se tornando uma importante ferramenta para destacar a relevância social de quem os calçava.
Já naquela época, cada cliente era atendido de forma muito particular, com calçados sob medida. E com os franceses e a ajuda de Luis XIV, em meados de 1600, os sapatos se tornaram assessório de importância vital para a moda – principalmente feminina!
Mas apesar de ser fã de produtos franceses, amo o designer Italiano: de moveis, roupas, carros e, claro, sapatos. E um dos maiores expoentes desse mercado entre os que tive o prazer de conhecer foi Giuseppe Zanotti, “o homem do salto de 17 centímetros”.
Zanotti nasceu em 1957 em San Mauro Pascolli, um pequeno vilarejo italiano. Começou apenas nos anos 80 a fabricar sapatos, de forma super artesanal, mas em poucos anos já estava desenvolvendo modelos para grandes marcas como Valentino, Dior e Roberto Cavalli.
O que mais me encanta no design dos sapatos de Zanotti é a forma que ele aplica sua criatividade, abusando de diferentes formas e aplicando diversos elementos de forma leve, driblando o risco de tornar seus modelos muito pesados e “over”. Veja a seguir alguns modelos inspiradores criados pelo italiano. O site dele está em manutenção, mas fica aqui o registro.