A música canta a República! Este é o título de uma bela exposição no instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Confesso que fui até lá ver Miró, pelo qual sou apaixonado não só pela obra, mas também pela postura e pelo discurso super bacana dele em relação à arte e seu papel perante as pessoas. Porém, ao lado da exposição do mestre espanhol estava lá, forte e radiante, a historia da música contada para quem quiser ver e ouvir – e que na minha visita acabou virando protagonista da minha tarde cultural, que me desculpe Miró.
Esta exposição é sim uma aula de historia, porque aborda a linha do tempo musical em paralelo a fatos históricos relacionados à política e grandes transformações no Brasil. Inspirador a ponto de você fazer uma perfeita imersão no mundo da arte, relembrando fatos marcantes, como a revolução industrial, a ditadura, as “Diretas Já”, o regime militar, os grandes movimentos estudantis, a democracia. Tudo simplesmente recheado por músicas que marcaram cada época, feitas às vezes como forma de protesto ou como discurso que simplesmente queria trazer reflexão.
A cada passagem pela linha do tempo, um grande artista, como Chico ou Gil, solta sua voz e nos diz exatamente versos que emocionam! Franklin Martins é o grande responsável pela minha tarde inspiradora, que me fez voltar à essência do nosso País e entender um pouco do que vivemos hoje!
Serviço:
Instituto Tomie Ohtake
Rua dos Coropés, 88
Pinheiros – São Paulo
Entrada: gratuita
(11) 2245-1900