Zapear perfis de Instagram é um hobbie para mim. Às vezes acabo me deparando com coisas incríveis, e foi o que aconteceu quando descobri esse artista: Gabe’s Head. Ele faz esculturas tridimensionais, a maioria com papel, e coloca seus retratos na rede social.
Analisando de uma maneira talvez tola, ou de apenas um apreciador de arte, vejo no trabalho dele uma influencia do cubismo – já que o movimento, em sua essência, tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. Há ainda características fortes de minimalismo, onde se pode perceber a redução formal e da produção de objetos em série, que transmite ao observador uma percepção nova do ambiente onde são inseridos.
Para mim, além de lindo, o trabalho deste artista – que é brasileiro, inclusive – é uma arte analítica e intrigante, e visitar seu Instagram é como visitar uma exposição pós-modernista, que os entendedores, depois de me chamarem de louco ali em cima, vão me achar coerente agora (risos). Essa jogada de estilos e movimentos artísticos é super interessante para brincar com o pensamento e perceber a evolução da arte, nos fazendo refletir o quão importante são todos os movimentos artísticos em cada época!