Cada vez mais as mulheres têm se posicionado frente a campanhas e ações publicitárias que as tratam como objeto, exploram o sexualismo ou rebaixam a figura feminina. Em Nova York, um grupo está saindo das redes sociais para destacar, nas ruas, todo tipo de comunicação que considera “opressora”.
O movimento é intitulado “This Opresses Women” e é baseado numa simples ação: colar um adesivo em preto e branco, trazendo exatamente a frase em questão, nos cartazes, painéis e banners da metrópole americana. Quem encabeça a iniciativa são os grupos feministas National Woman’s Liberation e Redstockings.
De acordo com matéria publicada no Huffington Post, a intenção principal é que o público se conscientize, ao ver o adesivo, que tais tipos de exploração da figura feminina na publicidade contribuem para mais casos de assédio sexual e sexualização da figura feminina. A ação, inclusive, relembra uma iniciativa realizada em 1969, também nos Estados Unidos, quando adesivos semelhantes foram distribuídos para mulheres como forma de protesto.
No Brasil, durante o Carnaval, um caso específico lembra o movimento que acontece agora nos EUA. Mobiliário Urbano da Skol para a data trazia frases consideradas “irresponsáveis” pelo público feminino, como “deixei o não em casa” e “topo antes de saber a pergunta”. Algumas peças ganharam destaque nas redes sociais após duas meninas também fazerem intervenções complementares às mensagens (relembre em post do Clube de Criação).