O parque de diversões de Banksy em paródia à Disneyland
Parece que os rumores de que o artista de rua inglês Banksy abriria seu próprio parque de diversões foram confirmados: o “Dismaland” – parodiando “Disneyland” – e localizado na região de Weston-super-Mare, na Inglaterra, será inaugurado neste sábado (22/8).
Sempre com um viés crítico e reflexivo, o artista começou a montar a exposição há alguns meses e escolheu a região devido ao grande fluxo de turistas com rendas mais baixas que transitam pelo local. Para não chamar atenção do público durante a construção do projeto, a equipe criou uma falsa produção hollywoodiana intitulada “Grey Fox” como pretexto para as construções e reformas do local, que estava abandonado desde o ano 2000. Porém, as especulações sobre o envolvimento de Baknsy começaram quando Holly Cushing, sua suposta empresária, foi vista no local no início de agosto.
O festival de arte ficará aberto por um período de cinco semanas e conta com a interação do público na maioria de suas atrações que, segundo seu criador, não são para crianças. Também integram o espaço exposições de cerca de 50 artistas contemporâneos, como Damien Hirst, Jenny Holzer e Jimmy Cauty.
“Uma princesa morta só está completa quando cercada por multidões de queixos caídos e suas câmeras, ou pela oportunidade de se fotografar boquiaberto quando uma baleia assassina salta de uma privada” disse Bansky à BBC.
As atrações podem ser vistas mais de perto na matéria feita pelo Channel 4 News:
Forte representante do Brandalism, o maior movimento anti-propaganda do mundo, ele faz uma releitura considerada subversiva e pessimista (ou realista?) de grandes ícones da cultura pop e já avisa: a entrada de representantes legais de “Walt Disney Corporations” é estritamente proibida no festival. Para os demais, o custo é de £ 3.
Segundo a BBC, a produção da imagem acima, em 2012, pode indicar que o parque já está nos planos do artista há algum tempo.
Confira mais imagens do festival: