A artista americana Melissa Cooke é especialista em produzir belas e realistas imagens usando apenas grafite, papel e borracha. Seu trabalho investiga a relação entre fotografia, performance e desenho – já que, para obter o resultado desejado, é necessário passar pelas três etapas: ela fotografa a cena – ou o retrato – e depois reproduz a imagem em grafite, usando a borracha para criar texturas e detalhes com mais precisão.
Ao longo de sua carreira, Cooke já trabalhou diversos temas interessantes. Em 2011, “In Between Spaces” brincou com as dimensões físicas e emocionais de cada um; Em 2012/13, “Plunge” quebrou a expectativa de retratos tradicionais fazendo uso da água como paisagem; Em 2008, “Masked” trouxe à tona o instinto animal dentro de cada um.
Em seu projeto atual, intitulado “No place like home”, ela mistura elementos da cultura contemporânea e de rua ao desenhar cenas fotografadas em suas caminhadas diárias pela região do Brooklin, em Nova York. Confira fotos deste e de outros projetos:
“In Between Spaces”:
“Plunge”:
“Masked”: