36 campanhas para o Natal 2015 que valem o play!
Com o fim de ano chegando, tiramos a empoeirada árvore de Natal da caixa, decoramos nossas casas e corremos para comprar presentes para familiares e amigos, enquanto os centros comerciais se transformam em verdadeiros cenários pré-apocalípticos. Na mídia – ou em volta dela -, é a hora de as marcas tirarem uma casquinha para convencê-lo de são as melhores opções para você investir o que tirou do cofrinho. Preservando nossos queridos leitores dos clichês do “compre-ganhe” e sorteio de automóveis, separamos compilado das melhores campanhas nacionais e internacionais para Natal de 2015. Confira!
A primeira, criada pela adam&eveDDB de Londres para a Mulberry, varejista de roupas e acessórios, brinca com o significado do dia 25 de dezembro para os cristãos. Ao contar a história de Joe, que presenteia a namorada com uma bela bolsa de couro vermelha e acaba atraindo convidados inesperados à sua casa, o comercial faz um paralelo com o nascimento de Jesus e conta com a participação de personagens que remetem à cena descrita na bíblia. Veja:
Para a próxima campanha, prepare o lencinho. Também criada pela adam&eveDDB de Londres, ela ganhou espaço na mídia por contar a emocionante história de uma garota que não consegue encontrar uma maneira de presentear um solitário senhor que mora na Lua. Após acompanhá-lo por meio de seu telescópio, a generosa garota reflete os valores da varejista John Lewis, clássica anunciante de Natal, que criou uma linha de produtos inspirada na história fictícia para celebrar a data, como canecas, pijamas e telescópios, e doará parte do valor das vendas para instituições de caridade.
Talvez uma das campanhas natalinas mais emocionantes de 2015 tenha vindo de um dos anunciantes menos prováveis de realizá-la: a Loteria Nacional da Espanha. Criada pela Leo Burnett de Madri, ela conta a história de Justino, vigia noturno de uma fábrica que sempre prepara uma surpresa para os trabalhadores diurnos, sem pedir nada em troca. Assista e se emocione com o final surpreendente:
Outra campanha emocionante é a da rede alemã de supermercados Edeka: criada pela Jung von Matt/Elbe de Hamburgo, o filme mostra a triste realidade de um senhor que recebe mensagens dos filhos, já crescidos, de que não poderão comparecer à ceia de Natal. Cansado de passar o feriado sozinho, ele prepara uma “surpresa” que promete reunir sua família, mesmo que não seja pelo melhor dos motivos. Veja:
Mais uma campanha com emocionante quebra de expectativa é a “Linda para Sempre”, criada pela AlmapBBDO para O Boticário. No filme de 60″, um senhor descreve como se sente privilegiado ao ter uma linda e jovem esposa, brincando com as memórias que ficaram gravadas em sua cabeça por meio do aroma de uma fragrância da marca, usada pela esposa.
A campanha também conta com uma plataforma digital, criada pela W3Haus, na qual o consumidor pode fazer um tour virtual no cenário do filme, escolher os kits da marca com os quais ele mais se identifica e também criar uma fotomontagem para alguém que ama. Confira o filme, produzido pela Paranoid:
A Coca-Cola certamente é uma das marcas que mais investem em ações na época do Natal, prova disso é a tradicional Caravana Iluminada que passa por cidades do Brasil inteiro para alegrar a população. Neste ano, a J. Walter Thompson pensou em uma abordagem ainda mais criativa para a marca, que inaugurou uma “produtora de fantasia” que convidará, todo ano, roteiristas e diretores de cinema para criar contos sobre a Caravana.
Os escolhidos para começar o projeto foram o diretor Fernando Grostein Andrade, o roteirista José Roberto Torero e o fotógrafo italiano Blasco Giurato, com o curta “Uma ponte para Noel“:
Criada pela J. Walter Thompson de Nova York, a campanha da Macy’s mostra a mecânica da ação que a loja criou para celebrar o Natal – que doará US$ 1 para cada carta recebida na loja – por meio da história de dois irmãos, que descobriram a importância e a satisfação de ajudar os outros a realizarem seus desejos:
Após o sucesso de 2013, “Sorry, I spent it on myself”, da adam&eveDDB para a varejista de luxo Harvey Nichols, não seria fácil criar uma outra campanha de Natal que conseguisse usar o mesmo tipo de humor de um modo tão original, mas a “Gift face”, deste ano, é uma boa concorrente. Baseada em uma pesquisa que revela que 72% dos britânicos já teve que fingir gostar de um presente que recebeu e que 62% já chegou a usá-los para manter as aparências, a varejista lançou o Avoid #GiftFace.
“Neste ano, queríamos ajudar as pessoas a evitarem a #GiftFace e assegurar que nossos consumidores dessem os presentes certos às pessoas especiais”, disse Shadi Halliwell, da Harvey Nichols. “Nós trabalhamos de perto com a adam&eveDDB para criar uma outra cômica campanha que sabíamos que o público britânico iria se relacionar. Todos nós já passamos por isso!”.
Essa próxima campanha, que tem participação do ator Jeff Goldblum, é para Currys PC World, também brinca com a reação das pessoas ao receberem presentes que não gostariam nem um pouco de ganhar, e as tentativas de manter a cordialidade durante a situação, nas quais acabam “atuando”. Goldblum ensina aos protagonistas dos filmes, que não ficaram contentes com as respectivas surpresas, a importância de fingir que é aquilo que eles esperavam.
Além dos dois comerciais a seguir, criados pela AMV BBDO de Londres, o restante da campanha “Spare the Act” pode ser vista no canal oficial da Currys. Veja:
Uma campanha que mostra um verdadeiro “Milagre de Natal” sem perder o senso de humor é a da Beats by Dre, criada pela Hustle, de Nova York. A comunicação brinca com a experiência de quase morte do ator e comediante do “Saturday Night Live” Tracy Morgan, que em 2014 teve seu carro acertado por um caminhão em alta velocidade. No filme, Morgan conta um pouco sobre sua rotina e também reflete se merece ou não ganhar o presente de Natal que tanto quer: um fone da anunciante. Seu argumento? “Não é tão fácil ser um ‘mau menino’ quando se está em coma”. 🙂
Criada pela Chandelier NY, a campanha do Natal de 2015 da Hallmark brinca com aqueles belos momentos em família com os quais todos nós estamos acostumados a ver em outras campanhas. “Eles têm um tempero especial, e eu acho que as pessoas ficarão animadas em ver esse tipo de humor vindo da Hallmark”, disse Michael Scanton, diretor criativo da Chandelier. Veja:
Se você está com fome, pule a próxima campanha; também criada pela adam&eveDDB para te dar água na boca, a comunicação da rede de mercados britânicos Waitrose te convida a celebrar o Natal do seu jeito único e especial – desde que você compre os ingredientes necessários em alguma loja da franquia, claro. A rede já tinha feito um comercial ao estilo “food porn” para celebrar a chegada do outono neste ano, e agora lança um outro no mesmo estilo, ao som de “Everybody eats when they come to my house”, interpretada por Cab Calloway:
Ok, mais uma da adam&eveDDB. Mas, desta vez, com gatos! Você certamente já viu uma daquelas pessoas doidas que ficam vestindo seus animais de estimação de diferentes personagens em ocasiões como Halloween e Natal, pensa em seu sofrimento e como eles conseguem perdoar seus donos depois de toda essa “humilhação”. E a proposta da marca de petiscos para gatos Temptations envolve justamente isso: uma forma deliciosa de amenizar essa desconfortável situação, fazendo com que os gatos consigam perdoar seus donos. Assista o divertido comercial:
Mais gatos: estrelando o comercial da rede de supermercados Sainsburry’s está a famosa personagem da literatura infantil inglesa, a gata Mog, que foi reproduzida em 3D pela primeira vez na história. No filme, criado pela AMV BBDO de Londres, ela acaba se envolvendo em um grande problema, que pode ter consequências até para a família Thomas, mas que é resolvido com a união e compaixão dos amigos da família – confira também o making of com Judith Kerr, que criou a personagem.
Voltando a falar dos “presentes” que ganhamos no Natal: a campanha do Canal+ mostra, de modo cômico e exagerado, que às vezes não pensamos nas consequências que algumas aquisições podem trazer a longo prazo, com o divertido filme “Best Friend” – no caso, o melhor amigo não é um cão, mas um porco. A campanha foi criada pela BETC Paris para mostrar que você pode se arrepender de algumas escolhas feitas no passado, mas certamente não se arrependerá de ter escolhido obter o serviço de TV por assinatura Canal+. Veja:
Produzido pela britânica Spectrecom Films para a Oddbins, rede de mercearias especializadas em vinhos, a próxima campanha mostra como transformar todo aquele estresse que temos ao realizar inúmeras tarefas para que o fim de ano saia como planejado, em momentos de alegria e descontração – enchendo a cara:
Já a americana Target partiu para uma abordagem mais focada no público infantil, em uma bela websérie criada pela 72andSunny Los Angeles. Nessa odisséia natalina, três crianças e um cão partem em uma aventura para acender as luzes de uma árvore de Natal gigante, em um mundo de fantasia no qual bonecos de Lego, Barbies e Minions fazem uma participações especiais. Todos os episódios podem ser assistidos no canal oficial da marca.
A campanha também conta com o lançamento de uma loja conceito na cidade de Nova York e um aplicativo no qual as crianças podem fazer suas listas de pedidos ao Papai Noel, para que os pais possam ver os pedidos dos filhos sem que eles saibam (e a mesma plataforma que a Target usa para listas de casamentos).
O Vale Sul Shopping, maior centro de compras do Vale do Paraíba, também lançou uma campanha de Natal que mostra a divertida e emocionante jornada de um pinguim, que viaja do Pólo Sul ao Pólo Norte para encontrar seus amigos durante essa data mais do que especial. Criada e produzida pela Consulado em animação, o filme de 60″ leva trilha sonora a cargo da Panela:
Para quem sabe que alguns presentes não podem ser comprados em lojas de brinquedos – ou de esportes -, a loja de artigos esportivos Dick’s Sporting Goods lançou um emocionante comercial criado pela Anomaly NY, que mostra a importância de ter a família reunida da época de Natal. Confira o simples e surpreendente filme:
A próxima é para levar o espírito natalino ao ambiente de trabalho! Pensando em todos aqueles que sofrem com os hábitos dos colegas da empresa ou da agência, a campanha da Office Depot, criada pela McCann Nova York, promete um pouco de paz para dá e recebe os oportunos presentes criados pela marca, que acertaram em cheio ao facilitar a relação com “amigos” com os quais passamos tanto tempo. É impossível não reconhecer pelo menos uma dessas personalidades… a não ser que você mesmo seja uma. Será?
Para provar que, nessa época do ano até os anunciantes menos prováveis conseguem fazer campanhas tocantes, o filme lançado pelo Pornhub e criado pela agência Officer & Gentleman, de Madri, vai te deixar com lágrimas nos olhos – de rir. Confira:
O comercial da Lidl, uma das maiores empresas alemães de distribuição alimentar, ensina ao espectador as regras de etiqueta e convivência que podem ser usadas antes, durante e depois a ceia de Natal, em oficinas disponíveis na “The Lidl School of Christmas”. Fora o filme abaixo, que faz um compilado de algumas dicas úteis e engraçadas, outros tutoriais criados pela TBWA\Londres estão disponíveis na conta oficial da marca no YouTube. Veja:
Poucas campanhas têm a coragem de ameaçar o Papai Noel quando estamos tão próximos do Natal, porém, o filme lançado pela Droga5 NY para a marca de bolsas, sapatos e acessórios Coach parte direto para o dia 26 de dezembro, data na qual as pessoas já descobriram se foram ou não boazinhas durante o ano. Em “A Holiday film by Coach”, uma consumidora que não ganhou o item que tinha pedido vai até o Pólo Norte pedir satisfações do velho, que fica surpreso com a determinação da personagem ao presentear-se com uma bolsa de couro da marca. Assista:
Em “Desafio Canon Vs Celular”, campanha criada pela Dentsu, a Canon decidiu utilizar situações típicas de Natal para mostrar mostrar as maiores diferenças entre as fotos tiradas por um smartphone e as fotos tiradas pelas câmeras da marca, evidenciando a importância de ter o aparelho ideal para registrar esses bons momentos. Confira algumas situações nas quais a câmera do seu celular não vai te dar os resultados ideais:
Na a campanha da rede americana KFC, a agência Wieden + Kennedy de Portland resolveu substituir o Papai Noel pelo famoso Coronel Sanders, ícone da marca, que tem origem sulista. No primeiro filme, intitulado “Entrance”, ele conta que prefere entregar os presentes de Natal do mesmo modo que faz as receitas da marca: do modo mais complicado, afinal, isso deixa tudo mais gostoso. Já no segundo, ele acompanha (de dentro da chaminé) uma estranha troca de presentes, na qual os combos da marca são mencionados de forma nada modesta. Assista:
Em uma maneira bem lúdica de divulgar a tradicional caixa de chocolates Quality Street, da Nestlé, a J. Walter Thompson de Londres criou um filme que dá vida ao produto criado na década de 1930. Um dos elementos mais simbólicos do Natal nos países do hemisfério norte, a neve, foi trocado pelos icônicos papéis coloridos que representam o embrulho dos chocolates da caixa – uma das fábricas até pausou suas produções para se dedicar somente à impressão das 45 mil embalagens que foram usadas no filme:
Também no embalo das festas de fim de ano, a Oreo lançou a campanha “Receitas de Natal Fiz com Oreo”, criada pela LOV, na qual o público pode usar da criatividade para enviar vídeos tutoriais com deliciosas receitas originais de sobremesas que levam o biscoito como ingrediente central. Para divulgá-la, já foi produzido pela Cia de Cinema o primeiro de quatro filmes que mostram, em câmera reversa, a preparação de um doce de dar água na boca (no caso, o Panetone de Oreo).
No site oficial da campanha é possível enviar as próprias receitas e conferir o que o resto do público teve a criatividade de enviar. Veja algumas imagens:
Eis que chega a releitura de um clássico: o comercial da Aldi, cadeira de supermercados alemã, atingiu em cheio o público que é fã de “A Noviça Rebelde“, lançado em 1965, ao fazer um remix da música “My Favorite Things”, originalmente interpretada pela atriz Julie Andrews no longa. Veja como ficou o resultado, em criação da McCann Manchester:
E não tem como não amar um comercial quando os Muppets estão no meio… Criado pela WCRS Londres para a marca de alimentos Warburtons, esse animado musical mostra Kermit, Fozzy, Gonzo e outros personagem propondo um novo programa de TV para uma versão gigante do “crumpet”, famosa massa britânica comercializada pela marca. Veja se eles conseguem, ou não, convencer os responsáveis:
A H&M também resolveu colocar uma celebridade como protagonista da sua campanha de Natal, para mostrar de um jeito “pop” que todo dia é dia de celebrar. Dirigido por Jonas Åkerlund (que já trabalhou com Beyoncé, Lady Gaga, Madonna e U2), o filme da campanha “Happy & Merry” traz Katy Perry como uma fada que te dá motivos para celebrar, acompanhada de biscoitos de gengibre, soldados e bonecos de neve, todos coordenados para acompanha-la enquanto a trilha “Every Day Is a Holiday” toca incessantemente. Confira a campanha, abaixo, e também o making of, ambas sob responsabilidade da produtora sueca Strange Cargo.
Mais um musical, desta vez com a participação de homens e mulheres do mundo todo, é a maneira que a Body Shop encontrou de mostrar ao público que é muito gostoso ser mimado com kits da marca, que incluem produtos para serem usados no banho e também alguns cremes para a pele. O filme, elaborado pela Mr. Presidente de Londres, faz um compilado de pessoas exibindo seus talentos musicais ao cantarem “Jingle Bells” em inglês, japonês, alemão e outras línguas enquanto tomam banho. Além de divertida, a campanha promete doar um dia de água para uma família na Etiópia para cada kit vendido. Veja:
Com um charme um pouco menos minimalista do que as outras campanhas já realizadas neste ano, o filme de Natal da Apple coloca Stevie Wonder e Andra Day cantando “Someday at Christmas”:
Já a ação criada pela M. United/McCann para a Microsoft não tem nada de minimalista, mesmo. Funcionários da loja da quinta avenida, em Nova York, entraram no espírito natalino e marcharam até a loja da concorrente citada acima para propor uma trégua, espalhando uma mensagem de paz e harmonia. Veja:
E nem quem pediu a Triple Treat Box (um combo de duas pizzas, breadsticks e um cookie gigante), da Pizza Hut, conseguiu ficar por fora do espírito natalino: ao atenderem a porta, eles foram surpreendidos por cantores e músicos que tocavam músicas típicas natalinas, transformando uma noite comum em um acontecimento especial para essas famílias:
Em um momento no qual as pessoas estão tão desconectadas umas das outras, a Natura decidiu mostrar, em campanha idealizada pela DPZ&T, como, muito além dos presentes tradicionais, há sentimentos fundamentais ligados à data, como a emoção causada pela surpresa, a alegria e a gratidão de ter as pessoas que amamos do nosso lado durante essa época do ano. Veja o filme, produzido pela Paranoid:
E, para finalizar, a artística campanha da vinícola Segura Viudas prova que mesmo as homenagens mais simples podem ser muito bonitas – mesmo que o “simples” envolva 1 mil taças de vinho com quantidades diferentes da bebida, para que produzissem sons distintos. Com esse mecanismo, a cantora Eleanor Friedberger reproduziu uma versão do clássico “Auld Land Syne”. Veja o resultado da campanha criada pela americana Naked: