Samuel Eto’o é um dos maiores atacantes dos últimos anos no futebol mundial. O camaronês já atuou por Real Madrid, Barcelona, Inter e Sampdoria, entre outros. Atualmente joga pelo turco Antalyaspor Kulübü e agora se prepara para ampliar o currículo com dois dos mais improváveis clubes: os ribeirão-pretanos Comercial e Botafogo.
O utópico acontecimento vira realidade no próximo dia 22 de dezembro, no do interior de São Paulo. Em ação realizada pelo Twitter Brasil, idealizada em parceria com a agência Wieden+Kennedy São Paulo, o atleta atuará os 90 minutos do famoso clássico Come-Fogo, de Ribeirão Preto, dividindo-se entre os dois clubes – e quem decidirá o tempo com cada camisa é o torcedor.
O público poderá tuitar usando as hashtags #etoonofogao e #etoonoleao. De acordo com a porcentagem de mensagens com elas, será definido quantos minutos Eto’o atuará com a camisa do Botafogo (o Fogão) e do Comercial (o Leão), respectivamente. Comemorativa, a partida contará com atletas dos elencos atuais e históricos dos dois times, como Raí, do lado tricolor; e Mauricinho (atacante que já atuou pela Seleção Brasileira), do lado alvinegro.
“Queríamos mostra a força e relevância que o Twitter também tem em potencializar a conversação em cidades menores que as grandes capitais. Já tínhamos visto em nossos relatórios que Ribeirão Preto tinha uma grande participação, e o Come-Fogo vai além do futebol, mobilizando a cidade inteira em uma rivalidade saudável. Além de promover um jogo épico, temos a certeza de que estamos fazendo bem para toda uma cidade”, relatou Phillip Klein, diretor de estratégias de expansão do Twitter Brasil, principal responsável pelo projeto.
Klein contou que a ideia de ter Eto’o como ícone central foi a de trazer um atleta de nível e relevância internacional e ainda em atividade, e mostrar como a rede social é naturalmente utilizada em grande escala diante de eventos especiais – especialmente em tempo real. “É a construção de um grande case. Quando terminar, quero levar isso a San Francisco (Califórnia, HQ do Twitter no mundo) como mais um exemplo da força de trabalhos como esse, feitos aqui no Brasil, em uma região específica e que gera visibilidade mundial”, analisou o executivo.
Além de ser o mestre de cerimônias e atuar na partida, Raí entra como parceiro via fundação Gol de Letra, cocriada por ele – juntamente com o também ex-jogador Leonardo – para ajudar crianças e jovens pela união entre esporte e educação. “É uma ação redonda, que além de criativa e inovadora envolve o esporte, a educação e o futuro. E o mais importante é esse espírito festivo, saudável, incentivando a integração e que certamente será o principal evento de toda uma cidade no fim de ano”, destacou Raí, reforçando em seguida, em tom de brincadeira, que só vestirá a camisa do Botafogo – clube onde ele e seu irmão Sócrates começaram a carreira: “a hashtag #RaínoLeao não está disponível”.
O jogo acontece no estádio Santa Cruz, do Botafogo, em Ribeirão Preto. Os ingressos vão de R$ 30 a R$ 60 e os lucros serão divididos em partes iguais entre os dois clubes e a Gol de Letra.