CANNES SOCIAL CLUB: RESUMÃO DO DIA 2.
Os destaques de ontem, na velocidade de um jabuti manco. Os prêmios, a ascensão das house agencies, o bafafá dos bastidores e as pessoas quebrando coisas em festas.
– VAI BRASEEEEEL. Dois GPs no mesmo dia. Parabéns, Africa e Grey. Galera da Grey, estamos esperando agora que vocês criem o “detector dos sem noção” pra usar com uma certa galera aqui em Cannes. Accioly pode ser cobaia. Parabéns Y&R também que subiu ontem pra pegar um ouro.
– Falsi! Minha nova campanha favorita em Cannes é “Go With The Fake” pra Diesel. Criar uma loja de produtos falsificados da própria marca – e depois ver a sua marca falsificada ser falsificada também – é um inception da coragem do caceta. Ouro em outdoor.
– Outra excelente, ouro em Mobile: Selfiestix da Pedigree, pra fazer seu cachorro ficar quieto na hora da foto. Peça que arrancou mais risadas do público na cerimônia de ontem, onde o humor passou batido:
– Não é dado inventado. São 10 anos seguidos em que um clip do OKGo feito em parceria com uma marca ganha leão em Cannes. O ouro desse ano foi para a marca de impressoras DoubleA, do Japão.
– Não ouvi ninguém dizer que curtiu a nova cerimônia de premiação que só cita os pratas e bronzes ANTES da cerimônia começar, e não junto das suas categorias. Ouvi de um jurado ontem: “dava para cortar o tempo dos discursos, que ninguém veio aqui pra ouvir e colocar as peças, que todo mundo está aqui pra saber.” Pois é.
– Outra reclamação que estava saindo muito ontem: tem muito jurado sem experiência nenhuma em festival de publicidade (nunca julgou, veio ou ganhou). Teve jurado que falou que mais da metade da sua categoria tinha esse perfil.
– Muitos, mas muitos veículos ganhando prêmios direto com suas house agencies no festival até aqui: Spotify ganhou um caminhão de leões. E ainda teve Comedy Central, HBO e tem mais por aí. Novos tempos.
– Ontem não teve nenhuma palestra assim, espetacular, mas teve festinhas bacanas. Tivemos que nos dividir: o Accioly foi na da Film Brazil (confira as fotos no insta: @programareclame). Eu fui no lançamento da InOut, galeria de arte com obras de publicitários como Marcello Serpa, Susan Credle, André Gola e cia. Tava bom. Parabéns pra Thaís da ApArt Gallery e para a Hwira, da Domo pelo sucesso de ontem.
– Mais cedo fui num coquetel que quebraram uma mesa porque resolveram subir em cima dela pra tirar foto. É muito goró de graça, minha gente.
– Ontem teve The Killers de surpresa na festa do Spotify. E eu perdi essa porque não tive mais paciência de ficar dando RSVP naquelas listas que rolam pra você confirmar que vai a todos os eventos do festival.
– PJ Pereira, da Pereira O’Dell e escritor, teve uma ideia genial. Como foi presidente do júri de Entertainment ano passado, convidou os jurados a escreverem o livro “The Art of Branded Entertainment”. Genial. O lançamento foi ontem e foi sucesso também.
– Antonio Carlos Accioly se inspirou e vai escrever um livro também: “Festas e Brindes em Cannes: como estar em todas”. Aguardem.
– A gente volta a qualquer momento, para desespero geral da nação.
Por Fabio Seidl