O Gran Ojo da categoria foi para a campanha “Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada”, criada pela TBWA\Media Arts Lab para a Apple e inscrita pelo México. Na ficha técnica do case, que também conquistou mais três troféus de Ouro, três de Prata e um de Bronze na categoria, estão os brasileiros Pedro Prado (ECD), Raynier Santos (diretor de arte), Daniel Ogawa (diretor de criação associado), Ulisses Razaboni (diretor de criação), Fabiano Higashi, André Fukumoto e Dudu Barcelos (diretores de criação associados), da TBWA\Media Arts Lab.
A Apple apresenta sua “maior campanha no México”, a primeira da série “Shot on iPhone”, rodada inteiramente com o smartphone, para o mercado mexicano.
Com direção criativa do hub do TBWA\Media Arts Lab Latam, o esforço tem como peça principal o curta-metragem “Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada” (“enchilada” é uma gíria mexicana derivada de pimenta chili e significa “raivosa”).
No filme, que pretende homenagear a cultura mexicana, um praticante de luta livre aposentado é obrigado a vestir a máscara novamente, a fim de combater uma ameaça ao país.
Com o intuito de tentar evidenciar a qualidade dos features do aparelho, as cenas registram, por exemplo, crianças correndo com a ajuda da ferramenta de estabilização do modo Ação do iPhone, ou ajuste de foco usando o modo Cinema.
“Estamos muito felizes com o lançamento da maior campanha da Apple no México. E ainda mais felizes pelo fato de a campanha ser uma grande celebração da cultura local, da criatividade e do craft”, observa o brasileiro Pedro Prado, ECD do TBWA\Media Arts Lab e que está na ficha técnica da campanha.
A luta livre é um patrimônio cultural mexicano e o ano de 2023 marca o 90º aniversário da primeira luta local. Huracán Ramírez, personagem principal do curta-metragem, foi o primeiro lutador criado para um filme, em 1952, e tornou-se também praticante da luta livre fora das telas. Diversos lutadores mascarados carregaram seu nome ao longo dos anos no México.
A comunicação também é composta por uma edição de 30″ do filme, para TV, além de pôsteres, peças para o meio digital e para mídia out of home, que trazem alguns lutadores mexicanos aplicando golpes.