A escala de cores das coisas em imagens literais

Neste sábado (22) passei pela feira SP-Arte/Foto, realizada (infelizmente) apenas entre os dias 20 e 23 de agosto no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. E entre os belíssimos trabalhos das 31 galerias expositoras, um me chamou atenção não pela técnica, olhar ou qualidade fotográfica, mas pela criatividade aplicada no projeto.

Era “Escala de cor das coisas”, da artista brasileira Letícia Lampert. Com expertise em design gráfico e fotografia, ela uniu os dois para criar uma nova paleta de cores, fazendo uma brincadeira com o curioso nome dos tons presentes nos guias tradicionais com uma visão mais literal. Em resumo, ela exibe 70 cores com fotos mais ligadas à nomenclatura que ao pantone: em “Azul Calcinha”, uma calcinha azul; em “Cor de Boca”, um par de lábios; em “Salmão”…

Indo atrás, descobri que o projeto nasceu em 2009, com a publicação de um livro com menos cores e tiragem limitada. Após gerar maior interesse, ele foi reeditado no ano passado e transformado também em um enorme pôster promocional, com todas as imagens reunidas.

Acima, um vídeo postado no canal de Letícia no Vimeo mostrando o livreto (e rola uma lojinha no site dela). Abaixo, algumas imagens do projeto. E à SP-Arte, a dica: deixar mais tempo em cartaz exibições tão interessantes!

 

LeticiaLampertEscalaCor1

LeticiaLampertEscalaCor2

LeticiaLampertEscalaCor3

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.