A surpresa do McDonald’s para o Dia Mundial da Paz
A estratégia do Burger King para celebrar o Dia Mundial da Paz em 2015 deu o que falar. Em agosto, a rede propôs ao McDonald’s a criação de um épico hambúrguer com ingredientes dos carros-chefe das duas redes, Whopper e Big Mac, unindo as concorrentes em um esforço para divulgar a data.
Apesar de todo o buzz gerado pela ação – nós, do Inspirad, até chegamos a montar o hambúrguer e levar às ruas para experimentação -, o McDonald’s recusou a proposta, dizendo que “adorou a intenção, mas acha que as marcas poderiam fazer algo maior para fazer a diferença”, e que a “guerra” entre as duas redes não pode ser comparada a conflitos que impedem a paz mundial.
Após o “não” do McDonald’s, outras redes, como a brasileira Giraffas, aproveitaram para tentar pegar carona na ação, e o Burger King aceitou, lançando nesta segunda-feira (21), o “Peace Burger Day”.
Enquanto isso, os planos do McDonald’s foram revelados hoje com o lançamento do “Stop hunger. Start peace”, filme criado pela TBWA\Chiat\Day de Nova York e postado no canal oficial do World Food Programme, programa das Nações Unidas para combater a fome no mundo. A rede de fast-food doou espaço na mídia digital em 38 países para divulgar o programa, que também conta com o apoio de marcas como MasterCard, Google, Facebook, United Airlines e… o próprio Burger King.
O filme é narrado pelo ator Liam Neeson e o visual, feito pela artista gráfica Noma Bar. E enquanto isso, o Burger King divulga o Peace Day Burger, montado com as demais redes participantes: