Um manifesto contra concorrências no mercado publicitário
Em qualquer outra indústria, não é comum que os profissionais façam trabalho gratuito para, posteriormente, ganhar fidelidade do cliente com uma “prévia”. Porém, nas agências de publicidade do mundo todo, essa prática ainda é comum e acaba levando funcionários de todos os setores a, praticamente, viverem na agência por um determinado período de tempo. Tudo isso para vencer a concorrência.
Com a proposta de questionar essa prática, a agência Zulu Alpha Kilo, de Toronto, criou um filme que conta com a participação de profissionais de diversas áreas, desde arquitetos até donos de cafés, para ilustrar como essa prática é considerada ridícula e até ofensiva pelas pessoas. O curta, que faz essa proposta a pessoas reais – e não atores -, foi veiculado no evento “Agency of the Year”, da revista Strategy, que ocorreu nesta semana.
“Nós não fazemos uma ‘prévia’ que requer esses esforços há cinco anos. Essa abordagem nos permite suportar as marcas que já são nossas clientes, ao invés de usar seus recursos para financiar novas contas”, disse o CCO da agência, Zak Mroueh, que espera que a concorrência também comece a investir nesse formato.