Apagando fogo com um canhão de ondas sonoras

Se tudo der certo, poderemos em breve esquecer extintores pesados, com data de vencimento curta ou que apagam só alguns tipos de fogo. Basta a invenção dessa dupla de engenheiros da americana George Mason University continuar evoluindo.

Os estudantes Viet Trans e Seth Robertson criaram um dispositivo sensacional: que apaga fogo usando única e exclusivamente ondas sonoras. Uma espécie de subwoofer dos sonhos para os bombeiros (veja acima como funciona).

Até o momento, o equipamento apaga com 100% de eficácia apenas chamas originadas pela combustão de álcool, mas pequenas evoluções já demonstram o potencial de encerrar, instantaneamente, outras formas incendiárias. O equipamento foi montado por não mais de US$ 600.

Como funciona:

As ondas sonoras geradas pelo equipamento deslocam uma série de partículas no ar – inclusive as de oxigênio, elemento fundamental para o processo de combustão. Encontrando a frequência ideal, ele impede que o oxigênio retorne ao espaço em chamas até que elas se apaguem por completo. Atualmente, as ondas geradas são inaudíveis ao ouvido humano.

 

"Students Viet Tran (L) and Seth Robertson with their invention, a sound extinguisher, at the Fairfax Campus. Photo by Alexis Glenn/Creative Services/George Mason University"

Viet Tran e Seth Robertson, os inventores do canhão de ondas sonoras

Firewithbass2 Firewithbass

Sound-blasting fire extinguisher prototypes invented by George Mason University students, Viet Tran and Seth Robertson, electrical and computer engineering. Evan Cantwell/Creative Services/George Mason University

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.