por Rosalia Tenorio*
A conferência anual South by Southwest, SXSW, que acontece em Austin, Texas, é um dos maiores e mais influentes eventos da indústria criativa mundial. Mais de 70 mil pessoas participaram do megaevento nesta edição de 2017 para apresentar suas maiores novidades, descobrir tendências e fazer novos contatos profissionais nos campos da música, filme e interatividade.
Em suma, o SXSW é uma celebração de criatividade e inovação. Os participantes ouvem o que alguns dos mais procurados palestrantes do mundo têm a dizer, testemunham ativações que definem padrões criativos para profissionais de marketing do mundo inteiro e participam de festas extravagantes, feitas para serem memoráveis experiências de marcas. E o evento tem um tremendo apelo internacional, pois 75% de seus participantes vêm de fora dos Estados Unidos.
A parte interativa deste ano — que engloba os eventos da conferência voltados à tecnologia — ofereceu diversas ativações interativas imersivas, que chamaram a atenção graças à sua criatividade abrilhantada pelo uso da tecnologia, especialmente a realidade virtual. A criação de conteúdo foi um dos tópicos mais falados em Austin, portanto, decidimos apresentar aqui nossas ativações de conteúdo favoritas da SXSW.
O Facebook desenvolveu um ambiente em que os visitantes experimentavam uma forma divertida de criar conteúdo e, depois, exploravam com os funcionários da empresa como melhor engajar seu público na plataforma social. Após tirarem fotos e selfies com balões representando emojis, eles iam até a chamada “zona de reação” para associarem uma emoção ao seu conteúdo. A seguir, os convidados seguiam para a planta do Facebook — uma ferramenta educativa que os ajudava a entender como dar vida à sua marca dentro da rede social. De lá, tinham ainda a opção de ir para a oficina criativa, onde especialistas em Facebook discutiam como melhor usar a plataforma social, como por exemplo otimizar vídeos para celulares. A mensagem geral do Facebook era um convite para que o público aproveitasse o poder e a criatividade do vídeo móvel, aprendendo a criar experiências da vida real.
Vix
A Vix, provedora de conteúdo digital, estreou na SXSW em 2017 em grande estilo, oferecendo um dos espaços mais legais e relaxantes do evento deste ano. As pessoas se sentiam à vontade ao descansarem em redes enquanto seus celulares carregavam, bebiam margaritas e provavam as delícias da culinária Tex-Mex. A ativação atraiu profissionais do marketing e usuários da geração millenial. Tal como o Facebook, a Vix também focou-se em vídeos mobile e criação de conteúdo. Os visitantes se divertiam brincando com várias atividades interativas, experiências que acabavam registradas nas mídias sociais por meio de fotos e vídeos postados direto do Salão Vix.
HBO
A ativação Escape da HBO chamou a atenção e teve filas de quarteirão no SXSW. A ativação encenava os chamados escape rooms, ou salas de fuga: um jogo de aventura no qual os participantes estão trancados em um cômodo e devem resolver uma série de quebra-cabeças para escapar dentro de um limite de tempo estabelecido — no caso da HBO, cinco minutos. A rede de TV por assinatura recriou cenários famosos de suas populares séries “Veep”, “Silicon Valley” e “Game of Thrones” para serem as salas de fuga. A HBO também trouxe de volta à SXSW o Trono de Ferro, ícone de “Game of Thrones“, permitindo aos visitantes se vestirem as fantasias de seus personagens favoritos e registrar o momento em fotos e vídeos.
Tendências
Neste SXSW, ficou claro que vídeo é a bola da vez quando se trata de conteúdo para o consumo online, sobretudo nas redes sociais via dispositivos móveis. Numa época em que marcas precisam investir em marketing de conteúdo mais do que nunca, a tendência é o aumento significativo na produção do vídeo, seja ele ao vivo ou formatado com tecnologia interativa de ponta como 360º, especialmente no contexto da realidade virtual. A interatividade que o usuário espera de seu conteúdo na tela pequena deu o tom das ativações. Fizeram mais sucesso aquelas que melhor empregaram atividades interativas propiciando a criação e compartilhamento de conteúdo em tempo real pelos visitantes para as suas próprias páginas nas diferentes redes sociais.
*Rosalia Tenorio, especialista em marketing e comunicação sediada em Miami