As imagens que mais tocam o coração do público
Manipular as emoções do público e tocar seus corações é o que todos os anunciantes desejam em uma campanha. Mas quais, dentre tantas imagens, cumprem melhor esse papel?
Uma pesquisa realizada no mês passado provou que um cãozinho de estimação atinge com maior facilidade os corações de homens e mulheres. 45% das mulheres contra 37% dos homens apontaram o filhotinho como a imagem que mais apela às emoções.
Não é surpreendente que imagens de bebês também são bem mais populares entre o público feminino (39% mulheres e 29% homens). Entretanto, a pesquisa mostra que a popularidade dos bebezinhos é maior entre pessoas de 35 a 44 anos, idade em que a maior parte deles já teve filhos.
Os homens revelaram-se quase três vezes mais insensíveis do que as mulheres ao apontarem “nenhuma dessas” como resposta à pesquisa (29 % contra 10%). Essa escolha foi mais comum entre as pessoas de 18 a 34 anos (22%).
A presença de doces velhinhos e velhinhas em comerciais também emociona as pessoas. Mas apenas 5% do público escolheram essa opção. E o que é mais curioso: essa escolha, na sua maioria, foi feita por jovens de 18 a 34 anos e não por idosos, talvez porque essa geração ainda tem seus avôs e avós vivos.
Fonte: Adweek
Bichinhos em comerciais de cerveja
A pesquisa não entrevistou crianças, mas com certeza imagens de bichinhos engraçados atraem muito a atenção desse público. Foi por isso que, em 2003, o Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) proibiu o uso, nos anúncios de bebidas alcoólicas, de desenhos ou figuras do universo cognitivo da criança, como tartarugas e caranguejos, recentemente utilizados em propagandas de cerveja. Esse tipo de imagem cativa o público infantil, que começa a criar uma relação positiva com produto, tipicamente voltado ao público adulto.
Relembre um comercial para a cerveja Brahma que teve como personagem a famosa tartaruga: