Campanha contra direitos de deficientes: é isso mesmo?

Nesta semana, um outdoor na cidade de Curitiba que estampava a frase “Pelo fim dos privilégios para deficientes”, do suposto Movimento pela Reforma dos Direitos (MRD), chocou os moradores da cidade e do Brasil inteiro pelo seu tom ofensivo e absurdo, imediatamente sofrendo repúdio nas redes sociais. A página da organização contava até com um abaixo-assinado para quem concordasse com a ideia… Parece algo legitimamente idiota, não?

Felizmente, o movimento era só uma estratégia da Prefeitura de Curitiba para chamar atenção da população para o fato de que os direitos dos deficientes ainda são muito desrespeitados pelas pessoas e pelo poder público. Pensada e desenvolvida pelo Conselho da Pessoa com Deficiência de Curitiba, a campanha pode ter durado apenas um dia, mas segundo a presidente do Conselho, Mirella Prosdócimo, “vivemos isso todos os dias”.

Depois do buzz gerado pela mídia exterior, a iniciativa ganhará uma segunda fase, aproveitando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) e o Dia Mundial da Acessibilidade (5 de dezembro). Ela consiste no uso da tag #SomosMuitosTemosNossosDireitos, para mostrar que o objetivo da organização não é garantir privilégios, mas direitos que permitem que os deficientes possam viver um vida plena em sociedade.

Confira o depoimento de Mirella, acima, sobre a iniciativa. Abaixo, o outdoor durante o primeiro e o segundo dias da ação:

 

outdoor

outdoor2

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.