Dumb Ways to Die conquista 3 GPs no festival, em Direct, PR e hoje na categoria Film Lions juntamente com The Beauty Inside. Com criação da McCann de Melbourne, Austrália, a campanha conta de forma engraçada, com uma música chiclete e personagens colecionáveis, como chamar a atenção para os acidentes provocados pelos trens do metrô. A campanha tem a intenção de mostrar os riscos de se brincar em plataformas de trens, trilhos e locais de passagem de trens na cidade.
A campanha nasceu da conversa com condutores de trens e funcionários das estações que testemunharam pessoas brincando de arriscar suas vidas nessas circunstâncias. O mérito não está na criação de um vídeo bacana e divertido para ser compartilhado, mas no que ele teve capacidade de realizar: promover de maneira impressionante uma mensagem de segurança entre os jovens, um recado que tornou-se uma verdadeira febre de proporções globais.
A trilha, da Tangerine Kitty, foi posta à venda no iTunes por US$ 0,99. O filme mostra, basicamente, bonequinhos fazendo coisas arriscadas que resultam em mortes estúpidas.
O trabalho ganhou aplicativo mobile, foi tocada de graça e tornou-se hit em rádios de mais de 20 países. A música ganhou uma versão em karaoke, na qual as pessoas podiam criar suas próprias interpretações. Em seis semanas, tornou-se a mais compartilhada campanha de serviços públicos da história, foi discutida dentro de escolas, e reduziu em 21% o número de acidentes na Metro Trains.
Case Study
Versão Karaoke