Em todos esses anos de indústria vital, acho que é a primeira vez que isso acontece. Não me lembro de um dia em que o Brasil tenha sido tão representado no palco de Cannes.
Na noite que distribuiu os leões de Print, Outdoor, Promo, PR e Glass, só a Almap subiu pra buscar o ouro umas 3 vezes. Tava vendo a hora do time do Luiz Sanches começar a pagar IPTU ali em cima.
Teve Dois GPs com brasileiros liderando agências no exterior. Os prêmios máximos de Print e Promo ficaram com a David de Anselmo Ramos e com a 180LA de Eduardo Marques e Rafael Rizuto, respectivamente.
Dudu aliás subiu no palco dando uma pirueta marotíssima, numa clara homenagem a dois brasileiros ilustres: a ginasta Daiane dos Santos com seu salto carpado e Vampeta do Curíntia, com aquela rolamento na rampa do Palácio da Alvorada em Brasília pós-Copa 94.
A David subiu mais duas vezes por Burger King e Heinz. Entre os expatriados, ainda tivemos os brazucas da Ogilvy NY com Refugee Nation; a turma da DDB NY, a FCB Chicago com a peça Teddy Gun.
E ainda teve a Publicis com Heineken e a Ogilvy Brasil com Forbes. Que noite meus amigos, que noite. E se você der um scrollzito lá no face do Reclame, vai ver essa galera quase toda. Tem uns vídeos também.
“Quase” porque teve uma hora que a gente teve que ir no banheiro, tirar a água do joelho e tal. Era muita gente pra ver e uma tarde de cerveja “liberê” em Cannes não passa assim incólume.
HISTORIC GIRL
Fearless Girl fez história ontem em Cannes. Foi a primeira peça a ganhar 3 Grand Prix numa mesma noite: PR, Outdoor e Glass. Será que vem mais por aí?
Mas eu queria chamar atenção para outra “obra de arte”. O board dessa peça. Clean, simples, direto, com uma linhazinha de texto só, como quem diz: eu não preciso explicar mais nada. Que elegância. Que tapa na cara da sociedade criativa mundial.
TOP 5 TCHAP-TCHURA
Selecionei algumas das peças mais bacanas que vi ontem na premiação e também nos shortlists expostos na galeria do Cannes Lions. Vê o que você acha.
Survivor Sales Agents, da We Believers para Volvo
Para mostrar como o carro é seguro, as concessionárias usaram sobreviventes de acidentes como vendedores. Ideia boa cabe numa linha. Corajoso demais.
Healthy Hands Chalk Sticks, da Ogilvy Mumbai para Savlon
Um giz pra brincar que funciona como sabão para lavar a mão das crianças na Índia. Golaço.
Libé des Réfugiés, Fred & Farid Paris para o jornal Libération
Um dos principais jornais franceses entregou sua redação e editoria inteira por um dia para os refugiados mostrarem seus pontos de vista. E os caras entrevistaram até o presidente.
Magenta Unleashed, Saatchi & Saatchi London para T-Mobile
O cliente deve ter tido orgasmos múltiplos com essa ideia. Transformaram a cor da marca, que é única na categoria, numa tela – como se fosse um chroma key – para experiências interativas usando o celular.
Pitching French Films to Hollywood, da Ogilvy Singapura para Alliance Française
Para provar que o cinema francês é únicos, filmes premiados foram apresentados como se fossem roteiros inéditos para grandes nomes de Hollywood para saber o que eles achavam. O resultado é brilhante.
GALERE NA SOCIAL
Estamos recebendo diversos apupos dos nossos leitores queridos através das redes sociais mas o momento mais tocante foi ver a turma mandando fotos lendo a nossa cobertura nas agências.
Quer dizer, a turma da Fischer pelo menos abriu a tela com nossa coluna…
Mas a galera carioca da 11:21 e da Camisa 10 aqui nessas fotos não engana a gente não, tavam vendo bobiça e safadeza no expediente.
SOBRE A FESTA DE ONTEM
Não tive como ir à gala inaugural do festival ontem, mas nosso enviado especial Antonio Carlos Accioly, o Otávio Mesquita da Tijuca, esteve lá. Entrevistei ele sobre o assunto:
CSC: Acci, como foi a festa de ontem?
Acci: shlkjlajsj ljioik nknasjz.
CSC: Hein? Cara, você tirou alguma foto lá?
Acci: kjhakhui okpkm aojwnmnnkl tava tudo escuro lá, cara. Kijoacszaqj
CSC: Tá entendi. Obrigado.
Acci: kjhkuhicghjxika. Tem água aí?
THE WORLD’S BIGGEST JABÁ
Vamos inscrever esse case ano que vem. Esses dois sujeitos estão mostrando ao mesmo tempo todos os patrocinadores do Cannes Social Club. As pulseirinhas são do Cannes Connect criada pela ACCENTURE e troca dados entre os delegados. A camiseta é o slogan da ESCOLA CUCA. Os bonés são da LUCHA LIBRE e da CORAZÓN FILMES. Vai na categoria Merchandising/Cara de Pau de Ouro.
SURFANDO NA PRAIA DO FACEBOOK
Estava eu na praia do Facebook tomando um suco verde detox e comendo um snack integral light, quando descubro que Kelly Slater, o multicampeão de surf, ídolo master. Vou lá fazer jus a minha fama de Celebriseidl e tirar uma fotinho pra coleção.
Na fila, o diretor João Daniel Tikhomiroff, da Mixer.
João: Fabinho, que bom te ver aqui. Tira uma foto minha com o Kelly?
Eu: Lógico. Mas aí vc vai tirar uma minha. Assim eu vou ter uma foto com o Kelly Slater tirada pelo grande João Daniel.
João: Pra já.
Eu tirei várias fotos do João. E em seguida, ele pegou meu celular e…filmou. Só vi depois.
Uma vez diretor, sempre diretor.
FABIO SEIDL
Surfista de marola com prancha de isopor e correspondente do Reclame em Cannes.