ACABOU! É HEXA! É HEXA!
Último dia do festival de Cannes e além da felicidade de que você vai se ver livre do Cannes Social Club, tivemos várias outras boas novas.
Os brasileiros “Na Gringa” levaram seu 6o Grand Prix do ano.
Eduardo Marques e Rafael Rizuto da 180 LA passaram o rodo final com Boost Your Voice em Integrated. A dupla já tinha levado pra casa um GP em Promo.
Isso acabou estragando a matéria que eu tinha gravado com os outros brasileiros vencedores de GP aqui em Cannes pro Reclame no Multishow em que eu falei que o Brasil fez história com 4 GPs no mesmo ano conquistados por brasileiros: além dos dois pra 180LA, a David Miami liderada por Anselmo Ramos também conquistou dois e a MRM//McCann Madri com Miguel Bemfica levou um GP (e na noite de hoje, mais um ouro)
Agora a gente vai ter que dublar a matéria, ficar colocando um monte de legendas. Vacilo, caras.
Quem também brilhou foi a a tropa de elite de criativos brasileiros da Ogilvy NY (são 7) com o esquadrão de quatro produtoras brazucas SquarePixel, Asteróide, Canja e Pimenta Print. A turma conquistou o 6º GP de brasileiros no ano e seu 19º leão aqui com Refugee Nation, esse último, de Titanium. Dezenove leões! Dá pra ficar com um pra cada um que tá na ficha técnica e ainda vender alguns no eBay pra pagar a festa.
E na parte dos clientes, o brasileiro Fernando Machado e o Burger King receberam o prêmio de Anunciante do Ano. Pela quantidade de leões que já ganhou, Machado está para os clientes como David Droga e Bob Greenberg está para os criativos
No último dia do Festival, foi justamente o único dia sem nenhuma agência brasileira no palco. E o dia mais magro de Cannes para o Brasil deu apenas um leão de Bronze para o ótimo filme de Leica da F/Nazca.
Na noite anterior, as agências brasileiras tinham diminuído o ritmo de subida ao palco, mas não deixado de pegar seu ouro. A Y&R representou o país pegando em rádio com CEPIA.
Mas em geral, foi um resultado espetacular para o Brasil. Noventa e nove leões ao longo de um Festival que teve esse ano o maior número de agências diferentes recebendo ouro: Africa, Almap, David São Paulo, DM9, Grey, Ogilvy, Publicis, Y&R. E a Almap, agência do ano em 2016, chegou em 2o lugar em 2017.
Fora de São Paulo, a representatividade foi boa com agências como a NBS Rio e a Agência da Rede Globo, a CCZ e Furf Design do Paraná, nova/SB de Brasília, a New360 de BH, também levando leões pra casa.
Se a crise foi cruel com o Brasil, a criatividade mandou seu recado: iremos resistir.
LOST LION
Um criativo brasileiro foi bater uma larica ali no “Pelorrã” que é como os velhacos chamam a Rue du Suquet, famosa por seus restaurantes chiques e sua similaridade com o Pelourinho (na verdade, não tem nada a ver com a Bahia, alguém bêbado que botou esse apelido e ficou).
Tava lá comemorando seu leãozito e tal, colocou o bicho na sacola, tomou uns gorós a mais e esqueceu a bolsa lá. Quando ele se ligou e voltou, o douradinho tinha sumido.
Ele perguntou no restaurante e tal, nada. Ninguém sabe, ninguém viu. Mas tudo bem, né? Uma réplica do gatinho está custando “só” uns 1500 Euros. Saiu caro esse rosé.
DIGA SIM A DROGA
E temos a chamada de matéria mais infame da cobertura. David Droga foi homenageado hoje com o Leão de São Marco pelo conjunto da obra. Aos 48 anos, é o publicitário mais jovem a conseguir a honraria.
Na tarde de ontem, ele foi entrevistado no palco e além de ser um humildaço, gente boa mostrou bom humor demais. Apresentou uns filmes ruins que ele fez no passado, umas fotos constrangedoras. Se David Droga fosse pobre e sem talento, provavelmente ele seria da nossa galera da zoeira aqui do Cannes Social Club.
Do alto dos seus 191 leões (até o momento), disse que quando largar a publicidade vai se candidatar a Primeiro Ministro da Austrália.
Pode ter certeza, a campanha política dele vai ganhar GP de Titanium.
Na noite de hoje, ao receber o prêmio, tivemos a oportunidade de relembrar alguns dos grandes trabalhos premiados do homem. E a palavra que define é: pioneiro. David Droga puxou a indústria e levantou a barra o tempo todo.
Cannes acabou criando categorias que combinavam com o que ele estava fazendo.
MUDAR É PRECISO
Anteontem, o Publicis Groupe anunciou que vai se retirar por um tempo de Cannes e demais festivais.
Ontem, Sir Martin Sorrel do grupo WPP foi ao palco do Palais e depois deu uma coletiva expressando seu desejo de que Cannes mudasse, que o formato está inchado, toma muito tempo e investimento e que talvez a cidade não seja o local ideal para o evento – sugere NY, Paris, Londres ou Berlim.
Hoje, Nizan Guanaes, cercado de jornalistas na coletiva dos Titanium Lions, reiterou que as regras e o sistema de votação não estão fazendo justiça ao nível das ideias.
Amanhã, a gente espera que o recado tenha chegado. Sim, o festival de Cannes é incrível. É uma semana excelente para a indústria se encontrar, debater, celebrar os bons trabalhos. E a cidade é bem legal, apesar de não ter acomodação decente no nível intermediário ou econômico.
Mas na opinião de três líderes globais desse mercado e na humilde opinião desse missivista com 17 Cannes Lions nas costas, o Festival está com algumas categorias confusas demais, as regras de pontuação podiam ser mais e os julgamentos podiam ser menos políticos.
Tomara que o debate siga, que o Cannes Lions escute os líderes do mercado e os jornalistas.
É o caminho para o festival ficar cada vez melhor.
Os publicitários precisam de Cannes. E Cannes precisa dos publicitários.
ZZZZZZ
Ainda estamos recebendo fotos dos incautos que acompanham a nossa cobertura.
Olha o Passarinho! Taí a galera da produtora Nova Onda deixando os jobs dos clientes para amanhã só pra ler a gente.
Mas a melhor de todas ficou para o final. Nosso seguidor (ou seria perseguidor?) de longa data, o diretor André Pellenz resumindo o sentimento geral dos fãs do Cannes Social Club.
ADIEU!
E com essa nota, essa coluna se despede de você. Eu sei, é triste, mas não precisa chorar assim. Eu e meu irmãozinho Accioly gostaríamos de dizer que foi uma honra participar dos 15 anos da cobertura do Reclame nesse festival com o Cannes Social Club.
A gente só tem a agradecer a equipe maravilhosa: Crisla Ikeda, Roger Garcia, Toshio Yamasaki, Emerson Souza, Emily Barbosa, Karan Novas, Thiago Schemberg, Renan Pagliarusi, Waldemar Ramos, Paulo Navajas, Victor Guerra que aturaram eu e Accioly aqui. E para a super Camilla Biltoveni que ficou na base no Brasil e arrebentou.
E muito obrigado a você que acompanhou a gente no site, no feicebuque, no instagram (que depois que o Accioly passou por lá agora se chama “estragã”) e que vai ainda ver nossa cobertura na TV. E valeu demais, muito mesmo, aos patrocinadores: Accenture Brasil e o apoio da Escola Cuca, Corazón Filmes e Lucha Libre Audio.
Obrigado, de coração. Espero que vocês tenham se divertido o tanto quanto a gente. Um abraço e até o ano que vem.
FABIO SEIDL
Colunista do Reclame em Cannes já com lagriminhas nos olhos de saudades de vocês.
O CANNES SOCIAL CLUB TEVE PATROCÍNIO DA ACCENTURE E APOIO DA CORAZÓN FILMES, ESCOLA CUCA E LUCHA LIBRE ÁUDIO.