CANNES SOCIAL CLUB: RESUMÃO DO DIA 3.
Dia das celebridades, de ideias brilhantes e mais: palestrante quase cai do palco, adivinha de quem foi a culpa? Uma dica: começa com Acci e termina com Oly.
– Dia das celebridades ontem em Cannes. E de gente falando menos de publicidade e mais de ideia e processo criativo, o que é bem mais legal.
– James Marsh, diretor de A Teoria de Tudo, filme sobre Stephen Hawking falou sobre sua obsessão com o trabalho e o grande vazio que sente após “dar tudo que tinha” para um filme e vê-lo finalizado. Se identificou?
– Melhor palestra do dia, e a melhor em muitos anos, foi com o ex-basquetebolista (a palavra existe!) e atual comentarista Shaquille O’Neal e o apresentador e comediante Conan O’Brien. Os dois até tinham um roteiro. Começaram falando sobre “marcas pessoais”, o futuro da TV…mas aí descambou pra zoeira e não parou mais.
– No final, Shaq e Conan resolveram atender quem quisesse tirar foto, pegar autógrafo. O palco do Palais virou feira. E eis que o Accioly aprontou essa aí: derrubou o Conan O’Brien pra tirar uma selfie. O sujeito teve que dar um rolamento para não despencar do palco. – Logo depois, David Schwimmer, o eterno Ross de Friends. Mas ao contrário de Shaq e Conan, a palestra foi zero espontânea. Schwimmer ficou lendo um roteiro sobre a premiadíssima campanha de Skittles que ele estrelou para o Superbowl. E claramente desconfortável em falar de números e dados usando cacoetes publicitários. Quem foi esperando diversão, assistiu um powerpoint.
– Fechando o dia, Johnny Marr, guitarrista do The Smiths. Para minha semi-surpresa, o auditório no Palco Entertainment estava meio-cheio (sou um otimista). O problema é que como o Cannes Lions segue fazendo do Entertainment um festival separado e cobrado à parte, muita gente não vai.
– Marr falou sobre o que faz a música tocar as pessoas ou não. Segundo ele, existe um problema chamado “fadiga da opção” que é quando um músico, ou um criativo, começa a ser bem-sucedido e tem muitos recursos para usar, mas não domina nenhum. Isso é o que dá zica. E o que faz a música ser incrível é a capacidade de se conectar, ser cantarolada, por exemplo. Só depois é que vem as letras que podem ser poéticas ou profundas (como escreve seu ex-parceiro Morrissey) ou simples, empáticas, mas diferentes, como, segundo ele, as da Beyoncé.
– Ontem o app do festival de Cannes deu pau. Quem tinha marcado as palestras que queria ver nele, salsi-fufu.
– Falei na coluna anterior sobre a insatisfação da galera de não ter mais o anúncio dos bronzes e pratas durante a cerimônia principal. Nesta quarta, o presidente do júri de Industry Craft, Yang Yeo, arrumou uma solução legal: pediu para os vencedores desses prêmios e shortlists se levantarem para serem aplaudidos. A ideia foi repetida em outras categorias.
– O Brasil esteve no palco só uma vez ontem à noite. A Ogilvy recebeu ouro pela a ótima Rick Brasil, da Forbes. É a segunda peça brazuca premiada com o tema corrupção esse ano (a outra é Detector de Corrupção, da Grey). Se certos políticos levam muita grana com isso, pelo menos as ideias contra eles estão levando ouro.
– Das 19 ideias premiadas em Entertainment for Music, 18 eram dos EUA. A outra era da Alemanha. Conta como 18×1?
– E os dois criativos que ganharam o Young Creatives ontem pela Alemanha, não eram alemães. O time era composto por um inglês e…um brasileiro, Edu Balestra!
– O ouro em Digital Craft para ‘Live Looper’ da BBDO NY com a banda The Academic é simplesmente genial:
– A ideia de ensinar história pra molecada criando um “influencer” nos anos da segunda guerra mundial é brilhante até a medula. GP de Entertainment para a N=5 de Amsterdam para a KPN telecom.
– Estamos indo para o quarto dia do festival e não temos nenhuma polêmica, é isso mesmo, produção?
– As lives e os vídeos que estamos fazendo na cobertura da página do Reclame no Face estão passando do limite do ridículo. Mas estamos descobrindo que depois desse limite tem um mundo grande a ser explorado ainda.
Por Fabio Seidl
O Cannes Social Club tem o apoio de Corazón Filmes, Escola Cuca, Lucha Libre Audio, Madre Mia, OnzeVinteUm, Pixel Produtora. Transmissão ao vivo da LAB3TV, com Elitecam e moral da Abap Brasil.