Chegamos em Plutão! Bom, não fisicamente, mas muito próximo do planeta – 12,5 mil km do agora “planeta anão”, que fica há nada menos que 6 bilhões de km da Terra. O feito, obviamente conquistado pela Nasa, é a principal marca científica desta terça-feira (14), quando a sonda New Horizons enviou ao órgão as mais próximas e nítidas imagens do mais longínquo entre os principais elemento do nosso sistema solar.
As imagens provam que Plutão é um pouco maior do que se imaginava. O planeta anão – rebaixado em 2006, ano em que a sonda foi enviada –, tem cerca de 2.370 km – aproximadamente a distância entre São Paulo (SP) e Maceió (AL). Também é nítida sua maior lua, Caronte.
A New Horizons saiu dos Estados Unidos há nove anos, viajando até Jupter e utilizando a gravidade do planeta como impulso para continuar a viagem. Foi “na banguela” rumo a Plutão, sem utilizar energia própria, até dezembro do ano passado, quando voltou a ser ativada.
Ela não descerá no planeta anão, mas sim continuará seu percurso para enviar detalhes sobre o que há além dele. Detalhe interessante: a sonda está levando as cinzas de Clyde Tombaugh, cientista que descobriu Plutão em 1930.
No Instagram
A primeira imagem “oficial” da Nasa de Plutão foi publicada… no Instagram! Em parceria entre o órgão e a rede social, foi este o canal escolhido para iniciar a divulgação das fotos tiradas pela New Horizons do planeta anão. A Nasa já vem usando, de longa data, o Instagram para divulgar imagens especiais. O perfil possui nada menos que 3,2 milhões de seguidores.