O D&AD Awards celebra os trabalhos de maior prestígio em excelência criativa em design e publicidade e nesta quarta-feira (26.05), revelou os vencedores do Pencil nas categorias de Craft, Advertising, Side Hustle, Next e Collaborative.
O mercado brasileiro ganhou 28 Pencils no primeiro dia, com destaque para as agências Africa e a AKQA São Paulo.
A Africa lidera em número de prêmios com 12 Pencils no total, sendo um Yellow Pencil (equivalente a Ouro) com a peça “The Most Valuable News” para a Folha de S.Paulo, que traz à vida a ideia de que jornalismo profissional é tão valioso quanto dinheiro. Além disso, a agência leva 5 Graphite Pencils (equivalente a Prata) e 6 Wood Pencils (correspondente a Bronze).
Com 7 Pencils, a AKQA ocupa o top 3 das mais premiadas, co, dois Yellow Pencils, por “One Story Away” para a Netflix e “Blue Light” para Casa Vivi e Casa Anastácia; além de 4 Graphites e um Wood Pencil.
A premiação também reconheceu a parceria de 27 anos da agência AlmapBBDO com Alpargatas, com o prêmio inédito “Collaborative Pencil”. A Almap ainda levou mais dois Wood Pencils.
A BETC São Paulo levou dois Wood Pencils para “HerShe”, em parceria com a Hershey’s, VMLY&R recebeu um Wood Pencil com “Next Minute Law”; GUT São Paulo faturou um Wood com “Feed Parade” para Mercado Livre; Leo Burnett Tailor Made garantiu um Wood Pencil para ABTO; e Stink Films ganhou um Wood Pencil para seu trabalho com o WhatsApp.
A cerimônia de premiação vai até hoje, dia 27 de maio, e os vencedores de Design, Impact, Culture and Black Pencil, serão anunciados no final da tarde.
Confira abaixo a lista com os filmes brasileiros vencedores desta primeira rodada:
The Most Valuable News, da Africa para Folha de S. Paulo, Yellow Pencil
One Story Away, da AKQA SP para Netflix, Yellow Pencil
The Blue Light, da AKQA para Casa Vivi e Casa Anastácia, Yellow Pencil
HerShe, BETC São Paulo para Hershey’s, Art Direction, Wood Pencil
Doritos Wasabi, da AlmapBBDO para Pepsico, Art Direction, Wood Pencil
Salla 2032, da Africa para House of Lapland, Art Direction/Integrated, Graphite Pencil
One Story Away, da AKQA SP para Netflix, Art Direction/Integrated, Yellow Pencil
Salla 2032, da Africa para House of Lapland, Art Direction/Direct, Wood Pencil
One Story Away, da AKQA SP para Netflix, Art Direction/Outdoor, Graphite Pencil
Sunbeams, da Stink Films para WhatsApp, Cinematography, Wood Pencil
AlmapBBDO & Alpargatas for Havaianas, da Almap para Alpargatas, Collaborative Pencil
Code of Conscience, da AKQA SP para Instituto Raoni, Digital, Wood Pencil
Next Minute Law, da VMLY&R para Ministério Público Federal, Direct, Wood Pencil
Let Her Run, da Africa para SporTV, Direct, Wood Pencil
Nike – Air Max Clouds, da AKQA SP para Nike, E-commerece, Graphite Pencil
Feed Parade, da GUT SP para Mercado Livre, Experiential, Wood Pencil
Beck’s Frenquency, da AKQA SP para Beck’s, Experiential, Graphite Pencil
Let Her Run, da Africa para SporTV, Film/Social Commercials, Wood Pencil
Let Her Run, da Africa para SporTV, Film/Tactical, Wood Pencil
Blue Light, da AKQA SP para Casa Vivi e Casa Anastácia, Illustration, Yellow Pencil
The Most Valuable News, da Africa para Folha de S.Paulo, Media, Graphite Pencil
Salla 2032, da Africa para House of Lapland, PR/Multi-market, Wood Pencil
Salla 2032, da Africa para House of Lapland, PR/Reactive Responde, Wood Pencil
Salla 2032, da Africa para House of Lapland, PR/Public Affairs, Graphite Pencil
Cartoons, da Leo Burnett Tailor Made para ABTO, Press&Outdoor, Wood Pencil
One Story Away, da AKQA SP para Netflix, Press&Outdoor, Graphite Pencil
The Most Valuable News, da Africa para Folha de S.Paulo, Press&Outdoor/Poster Campaigns, Graphite Pencil
HerShe, da BETC São Paulo para Hershey’, Press&Outdoor, Wood Pencil
The Most Valuable News, da Africa para Folha de S.Paulo, Press&Outdoor/Innovation, Yellow Pencil
Alexa’s Burnout, da Africa para Associação Brasileira de Psiquiatria, Radio&Audio, Graphite Pencil
Project Ms. Mozart, da AlmapBBDO para LG, Sound Design&Use of Music, Wood Pencil