De onde vêm seus enfeites de Natal?

Natal: o momento do ano para estar próximo da família, agradecer as coisas boas que aconteceram no ano e, é claro, comprar milhares de bugigangas para enfeitar a casa, as ruas e os centros comerciais, causando uma overdose de vermelho e branco que, em outra época do ano, ficam encaixotados em algum depósito.

Parece que o consumo consciente não é argumento válido nessa época do ano, e em Yiwu, na China -, isso fica evidente. A cidade, que tem cerca de 1,2 milhão de habitantes, é o maior centro de produção de artigos decorativos de Natal que existe, que são exportados para o mundo todo e também vendidos a preços muito baixos nos mais de 60 mil boxes espalhados pelo local – talvez o verdadeiro “Pólo Norte”.

No mini-documentário do fotógrafo britânico Toby Smith, a imagem da vila do Papai Noel é rapidamente desmistificada, à medida que podemos observar as condições de trabalho pelas quais esses funcionários passam, exercendo, por horas, a mesma função robótica.

“Da perspectiva da saúde e da segurança, a exposição a químicos e solventes prejudiciais à saúde é perturbadora”, disse Smith. “Também testemunhei as técnicas de manufatura que seriam amplamente criticadas pelo mundo ocidental. Apesar do ambiente de trabalho, as horas e a atmosfera da fábrica eram mais agradáveis do que outras que já pude ver em outros setores”.

Abaixo, algumas fotos ilustram as condições de trabalho desses funcionários, que parece terem saído de uma produção do Tarantino:

 

christmas-village-1

christmas-village-2

christmas-village-3

christmas-village-4

christmas-village-6

ad5950af-6214-43ac-a00c-954c0d868d96-2060x1236

15641947348_6e2d7f9772_o-2060x1236

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.