“De volta para o futuro”: veja as marcas que se inspiraram no universo do filme
Esta quarta-feira, 21 de outubro de 2015, é o tão aguardado dia pelos fãs de “De volta para o Futuro“, no qual os protagonistas Marty McFly e Doc Brown viajam no tempo e vêm para o nosso presente. Muitas marcas aproveitaram para criar ações pegando carona no evento, e o Inspirad fez um compilado com as melhores delas.
Já tinhamos falado sobre a campanha “Fueled by Everything“, do novo Toyota Mirai, que promete transformar qualquer coisa em combustível para o novo veículo, movido a hidrogênio. A marca lançou um teaser, no qual os atores Michael J. Fox e Christopher Lloyd têm uma nostálgica conversa sobre as tecnologias existentes no filme que não se concretizaram e, hoje, foi lançado o “Fueled by the Future“, criado pela Droga5 NY, que mostra a Fox e Lloyd a versão mais próxima do carro do futuro – mesmo que ele não voe. Confira:
Uma publicação que também entrou na onda de “De volta para o futuro” foi a USA Today, que criou uma capa especial para a primeira página do jornal, em homenagem ao segundo filme da franquia, lançado em 1989. No longa, a notícia de que Marty McFly Jr foi preso é o que inspira Doc Brown a voltar para o futuro e impedir que o filho de Marty tenha o mesmo destino.
Na capa fictícia, também aparecem outras notícias que falam sobre colesterol como possível cura do câncer e o remake de “A match made in space“. Veja:
Um dos principais ícones do filme, o DeLorean DMC-12 também é protagonista de duas ações criadas por dois aplicativos ligados a transporte: o Uber e o Lyft (um aplicativo de caronas). A primeira empresa fez uma parceria com a Pepsi para oferecer um serviço diferenciado na cidade de Londres, enviando o famoso DeLorean no lugar dos tradicionais carros pretos. Para conseguir uma corrida, é preciso colocar o código “PEPSIMAX” no aplicativo.
Já a Lyft, em parceria com a Verizon e a Universal Studios, oferece entre às 11h e às 17h de hoje a opção “McFly Mode” em seu aplicativo, que dá aos consumidores a oportunidade de andar no icônico veículo, mas somente pela cidade de Nova York.
Uma equipe de pesquisadores da Stanford University lançou, ontem à noite, um carro que não precisa de motorista e, coincidentemente, é um DeLorean DMC-12 nomeado “Marty”. Segundo a equipe, o protótipo, que é movido a energia elétrica, também consegue fazer manobras radicais com precisão robótica, para mostrar que até os carros autônomos podem ser seguros em situações de risco. Veja “Marty” fazendo vários drifts:
Também já tínhamos falado sobre o teaser do curta “Doc Brown saves the world”, que estava sendo produzido pela Universal Pictures para ser incluído no box especial da trilogia, lançado neste ano. Apesar de não ter sido lançado para o público, o estúdio apresentou uma declaração de ninguém menos que Doc Brown para homenagear o dia 21 de outubro de 2015, mostrando que quem faz o seu futuro é você:
Além disso, a Universal também criou um teaser para “Jaws 19” (“Tubarão 19“), que seria o décimo nono filme da franquia e estaria passando no ano de 2015, segundo “De volta para o futuro“, na cena em que Marty se depara com um cartaz holográfico do longa:
A Pepsi também aproveitou o product placement que tinha feito em “De volta para o futuro” para lançar uma edição especial do produto: a Pepsi Perfect. Serão comercializadas 6.500 garrafas idênticas às mostradas no filme, que poderão ser adquiridas por meio do site da marca por um valor de US$ 20,15, e a agência responsável pela campanha é a Davie Brown Entertainment, a mesma que idealizou e planejou a inserção original da marca no longa-metragem, em 1989. Veja o comercial:
Uma das marcas que mais se empenhou para trazer à realidade um dos principais elementos de “De volta para o futuro” é a Lexus, que criou um hoverboard – ou skate voador – já testado por skatistas e que até flutua sobre a água, como pode ser visto, abaixo:
A rede Burger King foi outra marca que investiu na ideia do hoverboard, mas resolveu adapta-la para auxiliar os consumidores com a bandeja do restaurante, apresentando a “hovertray” em sua nova campanha, criada pela agência francesa Buzzman. Apesar de obviamente não ser real, o comercial faz referências bem humoradas à franquia:
Para homenagear o dia de hoje, a agência londrina BMB (Beattie McGuinness Bungay) criou uma versão de 1985 de seu website, inspirado na estética da época. Veja:
Por fim, um vídeo criado pelo The Verge compara as tecnologias que temos atualmente com as tecnologias que a produção de “De volta para o futuro” pensou que teríamos: