A dica de hoje é um projeto lindo do artista Jonathan Harris. Chama-se Balões do Butão.

Há estatísticas que apontam o Butão como o país mais feliz do mundo, mas felicidade é algo difícil de mensurar, não? Enquanto muitos lugares medem seu Produto Nacional Bruto (PIB), o rei Jigme Singye Wangchuck, em 1972, criou uma nova forma de avaliação, algo que pode ser chamado de Felicidade Interna Bruta. O método mede a qualidade de vida dos cidadãos de uma forma mais completa, indo além dos indicadores financeiros.

Com base nessas informações, Jonathan Harris, em 2007, passou duas semanas no país, entrevistando 117 pessoas, de diversas idades, profissões e classes sociais. Ele fez perguntas como “o que te faz feliz?”, “qual sua piada favorita?”, “qual desejo você gostaria de realizar?” e “qual é seu nível de felicidade, de 1 a 10?”. Para essa última pergunta, ele entregava o número de balões coloridos correspondente.

O resultado dessa aventura é o site Balloons of Bhutan, lançado em outubro e repleto de histórias de vida preciosas, fotos lindas e uma nova concepção do que é a felicidade.
Vale a pena conferir!

Felicidade Interna Bruta

Sobre o autor
- Os programas, matérias, colunas e quadros produzidos para os programas "Reclame", do Multishow; e "Rock Reclame" na Kiss FM 102.