Fotos “de estúdio” de um avião a 200 km/h
Um desafio nada simples: fotografar um avião de acrobacias da Red Bull, voando a 200 km/h, fazendo com que a imagem ficasse com a mesma qualidade que fotos de estúdio. O desafio foi feito ao fotógrafo Dan Vojtech, que deveria capturar o piloto Martin Šonka em pleno voo. E ele não só aceitou, como chegou a um resultado surpreendente.
Para isso, ele teve que contar com um verdadeiro exército: dezenas de refletores e operadores de luz, assistentes de câmera, um guindaste e uma equipe para transformar a experiência em um videocase que contasse como a aventura foi interessante. A preparação durou três dias, cada um com três horas de montagem para apenas 20 minutos de sessão fotográfica a cada dia. Mas as imagens deixam claro que valeu a pena.
A locação foi um aeroporto de Praga. O equipamento usado foi uma Nikon D810, com as lentes Nikkor 24-70/2.8 e 70-200/2.8 VRII – a marca, junto com a Red Bull e a Fomei (outra empresa de equipamento fotográfico), patrocinou a empreitada. A captação do vídeo que você assiste acima foi realizada por Martin Privratsky, também com equipamento Nikon (D800, J5 e V3).
“É grande a emoção em fotografar algo assim, especialmente quando o avião passa a alguns metros de você. Você pode sentir o vento vindo dele, sentir a fumaça e quase tocá-lo”, declarou Vojtech à Wired, contando a experiência. Veja as fotos clicadas por ele logo abaixo: