O Google Trends é uma ferramenta muito usada para detectar o que a internet está buscando. É uma forma direta de saber qual o interesse das pessoas, de ficar por dentro do que está “bombando”. Mas tudo na internet é muito rápido – e o Google está se adaptando a isso: agora, a funcionalidade atua em tempo real, além de ter outras diversas segmentações.
A empresa atualizou o Trends para coletar e mostrar informações “ao vivo”, em vez da demora de um ou dois dias para atualizar as tendências. Assim, marcas, agências, comunicadores e basicamente qualquer pessoa interessada pode saber o que estão buscando naquele exato momento.
Por exemplo, o Google Trends global teve um pico de buscas nesta quinta (18) por termos envolvendo “Nova York” logo após a notícia de mais um tiroteio entre um policial e um bandido. A regionalização também mostra que grande parte dessas buscas vieram de dentro da região afetada. A corrida presidencial americana tem um acompanhamento ao vivo das buscas aqui.
No Google Trends Brasil desta quinta-feira, os termos “Corinthians + reforços” tiveram uma alta a partir das 14h (de Brasília), logo que um programa esportivo de televisão anunciou que o clube estaria atrás de contratações, e alguns portais repercutiram a mesma história. O termo “José Aldo” teve alta surpreendente na hora da pesagem de sua luta no UFC.