Na cerimônia de anúncio dos vencedores da primeira edição do “YouTube Play – Uma Bienal de Vídeo Criativo”, na primeira bienal de vídeos “online”, organizada pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque, que premiou 25 trabalhos, o diretor Jarbas Agnelli, da AdStudio, ganha com”Birds on the Wires”, com direito a apresentação ao vivo junto com a NONAME Ensemble da Julliard School.

De mais de 23 mil vídeos submetidos a concurso, de 91 países, o júri acabou por escolher 25, a maior parte (9) de autores norte-americanos, mas também de sul-africanos (2), chilenos (1), e naturais da República Checa (1) e do Brasil (1).

Para a presidente do júri e principal curadora da Fundação Solomon R. Guggenheim, entre os vídeos escolhidos estão “25 dos mais únicos e inovadores trabalhos em vídeo criados e distribuídos na Internet nos últimos dois anos”.

Embora o objetivo inicial fosse escolher vinte vídeos, o júri foi persuadido pela “qualidade do trabalho” apresentado e alargou o leque de eleitos, afirmou.
“Nas últimas duas décadas, a imagem em movimento foi totalmente absorvida nas práticas artísticas contemporâneas. YouTube Play celebra esta forma de arte e o poder da Internet para catalisar e disseminar estas novas formas de media digital”, afirmou o diretor da Fundação Guggenheim, Richard Armstrong.

A seleção do júri teve em conta gêneros específicos do vídeo “online”, como trabalhos experimentais não narrativos, animações, gráficos “stop motion”, recriações, vídeos musicais e curtas metragens narrativas.

Veja a matéria que o Reclame realizou assim que o diretor Jarbas Agnelli lançou o vídeo na Internet.

A lista dos vencedores foi apresentada sem “número um”, apenas em ordem alfabética, e todos estão disponíveis na Internet.

Os vídeos estarão em exibição no museu até 24 de Outubro no museu Guggenheim em NY e no Guggenheim de Bilbao, Espanha.

Jarbas Agnelli surpreende com “Birds on the Wires” e ganha no YouTube Play realizado no Museu de Guggenheim em NY

Sobre o autor
- Os programas, matérias, colunas e quadros produzidos para os programas "Reclame", do Multishow; e "Rock Reclame" na Kiss FM 102.