De qualquer parte razoavelmente alta de Paris você consegue avistar um lugar que chama bastante atenção, especialmente por sua arquitetura moderna e um enorme arco, bem diferente do tradicional Do Triunfo. Menos turístico, esse destino é La Defense, bairro que se tornou o centro financeiro da capital francesa e onde empresas de tecnologia e várias multinacionais escolheram para se estabelecer.
A região tem cerca de 20 mil habitantes e foi planejada olhando para o futuro – que hoje não é muito distante, mas nos anos 70, como começou seu planejamento, ainda era. As vias expressas, ruas, trens, ônibus e todo o transporte são subterrâneos, assim como os acessos dos carros aos condomínios. Na superfície, só pessoas e diversos ambientes para elas aproveitarem – como praças, parques, esculturas, restaurantes e lojas.
O parisiense acha o distrito de La Defense triste e frio, mas a ideia de uma “nova cidade” colada ao centro completamente planejado de Paris é fantástica, pois nos permite enxergar exatamente o contraponto entre o passado e o futuro – e o que há de melhor entre os dois, urbanisticamente falando. O mais fascinante é esse poder de misturar tudo mantendo um equilíbrio: não é a toa que Paris é Paris!
O Grande Arco de La Defense, bem mais contemporâneo que seu irmão mais famoso, tem 110 metros de altura e está envolto por 72 edifícios de vidro e aço – entre eles 14 arranha-céus. São cerca de 150 mil trabalhadores passando por lá diariamente, o que o transformou no maior centro empresarial desenvolvido na Europa. Em sua próxima passagem por Paris, que tal desembarcar por lá?
*fotos clicadas por Yuji Sogawa