Le Moulin Jaune: o “parque dos sonhos” escondido no subúrbio de Paris

Questionado por um amigo francês se eu conhecia um famoso jardim da região de Paris, querido entre os parisienses, logo perguntei a localização e prontamente marcamos para que eu conhecesse.  Trata-se do Le Moulin Jaune (“O moinho amarelo”) e fica no subúrbio de Paris, em uma cidadezinha muito simpática chamada Crécy-la-Chapelle.

O proprietário é o famoso palhaço russo Slava Polunin, célebre pelo seu “Slava’s SnowShow”. Nas estações da primavera e do verão, ele costuma abrir seu jardim e sua casa para visitação. Recomendo a ida, pois ao entrar em sua casa, pode-se perceber o que é uma personalidade criativa.

No “mundo” de Slava, ele consegue trabalhar vários sentidos da criatividade, mantendo uma assinatura marcante em tudo que faz. Em seu Château, há várias obras de arte dos brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, mais conhecidos como os famosos Osgemeos. Eles são super reconhecidos aqui na França.

Fui autorizado apenas a fotografar a parte externa da casa e os jardins, mas já adianto que a parte interna é fantástica e inspiradora. O jardim é rodeado pelo rio Grand Morin, um lugar lúdico, fascinante e relaxante. Atravessamos um mundo paralelo, onde só há sonhos e pode-se caminhar sobre as águas e lanchar em um barco naufragado. Vai-se do oriente ao ocidente em 100 passos e ainda assim sem acordar.

Em 2014, o jardim de Slava ganhou o famoso rótulo de “Jardin remarquable”, concedido pelo ministério da cultura francesa pelo conjunto botânico e de preservação, que antes era concedido apenas para jardins de conjuntos históricos.

Fotos clicadas por Yuji Sogawa:

 

 

 

By Yuji Sogawa-91

 

By Yuji Sogawa-4-2

 

By Yuji Sogawa-9

 

By Yuji Sogawa-11

 

By Yuji Sogawa-44

 

By Yuji Sogawa-48

 

By Yuji Sogawa-62

 

By Yuji Sogawa-71

Le Moulin Jaune: o “parque dos sonhos” escondido no subúrbio de Paris

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.