LeTourDuMonde [Introdução] #01 New York
O mundo se conquista com música. Essa frase foi criação do meu amigo Guilherme Nesti (da JWT/SP) para o spot de lançamento da primeira música do projeto LeTourDuMonde no Rdio. E depois dessa etapa de planejamento e arrecadação de fundos, cá estamos eu e a Iris Fuzaro, minha namorada, lembrando da festa de despedida e pensando no que fazer amanhã aqui em Berlim.
Estamos viajando o mundo em busca de inspiração para gravar um disco nas ruas de 11 países diferentes. Já passamos por Nova York e Amsterdam, e hoje você pode ter um gostinho do que vem por aí e como foi nossa rápida passagem pelos Estados Unidos.
Nosso desafio é sempre pesquisar instrumentos diferentes e tentar achar músicos da cena local. Em NY conseguimos um Merlin, um instrumento pentatônico de quatro cordas, que tem origem celta e é feito pela Godin (foto em anexo).
A música nasceu naturalmente dos primeiros acordes que fiz nele. Mas o mais legal foi a participação do Paul Hammer da banda novaiorquina Savoir Adore, que tinha em casa um Jupiter 8, um sintetizador raro e que deu um toque meio dream pop para a nossa música.
Bom, esse primeiro episódio é apenas uma introdução para o projeto e a ideia é sempre fazer um bem bolado entre ambiente, instrumentos malucos e participações especiais. Eu digo “ambiente” porque ele realmente se transforma em mais um instrumento na produção de cada um dos tracks.
Estamos usando, além de um microfone USB, um microfone binaural (3D) que traz pro ouvinte a experiência de estar no local e momento exato em que a música foi gravada. Ao menos um instrumento é gravado sempre com esse microfone ao mesmo tempo em que gravamos uma imagem para mostrar onde estamos. A experiência você pode conferir no final desse primeiro episódio.
Siga a gente no Instagram e no Facebook para saber por onde andamos. E fique ligado por aqui, que a cada 15 dias tem mais um episódio em vídeo de onde passamos. No próximo, vamos contar como foi Amsterdam e juro que foi muito legal!
Até já!