Matemática para inspirar: a sequência Fibonacci
Quando está no colégio, a grande maioria das crianças até aprende matemática, mas não entende bem o porquê. Basicamente, são três motivos, como explica o professor Arthur Benjamin neste TED Talk: calcular, aplicar e inspirar. Entretanto, este último item passa praticamente despercebido.
É sempre “para a próxima prova”, “para o vestibular”, “porque precisa”. Poucos entendem que sim, a matemática pode ser bonita. E para ilustrar isso, Benjamin mostra uma sequência intrigante: os números de Fibonacci.
1; 1; 2; 3; 5; 8; 13; 21; 34; 55; 89…..
Além da lógica da soma de um com o outro, a sequência de FIbonacci também é muito ligada a espirais e ao “Golden Ratio” (Proporção Áurea): 1,618033. Contar toda a história estragaria a surpresa do vídeo acima, mas você vai perceber que essa sequência faz todo o sentido, e pode ser vista em muito mais coisas do que folhas de cálculos.
Música, fotografia, arquitetura, pintura… Até o seu DNA e a Mãe Natureza são fãs de Fibonacci – veja as conchas e flores, por exemplo. Abaixo, você pode conferir outra aplicação da sequência de Fibonacci: