Conheço o Mentor Muniz Neto há quase 10 anos – mas isso, claro, não significa que ele me conheça. Cobrindo o mercado de propaganda e marketing de longa data, fui à Bullet, agência da qual ele é sócio e CCO, em uma das minhas primeiras pautas externas, para a revista About.
Ele não é dos caras mais simpáticos, é verdade. Mas isso não é nada pejorativo no caso dele. Neto é de um senso de humor extraordinário, que casa perfeitamente com seu ar mal humorado e as doses cavalares de sarcasmo e ironia que emanam de seu ser.
Mas estamos aqui hoje para falar de seus textos, algo que teve início há quase 20 anos (em 1998), no blog “Não conte pra mamãe”, onde Neto começou a criar crônicas – ou textos cotidianos – com suas experiências envolvendo sempre esses elementos que são suas características não-físicas mais perceptíveis: humor, olhar crítico e sarcasmo.
De lá, transformou seu perfil no Facebook em um novo disseminador do desabafo sobre os mais diferentes temas, como suas experiências gastronômicas, suas viagens e outras descobertas. Teria tudo para ser mais um amigo chato na rede social falando amenidades, mas a qualidade de seus textos fez que ele ganhasse cada vez mais adeptos, angariando mais de 25 mil seguidores no FB e 163 mil no Twitter.
Agora, 40 de seus textos foram compilados no livro “Ódio, raiva, ira e outros prazeres diários”, lançado oficialmente nesta quarta-feira (5), em São Paulo, pela Dash Editora. A publicação traz ainda J.R. Duran assinando o prefácio, Cora Rónai a quarta capa e Tim Lucas, professor de mídias sociais da USP, a orelha.
O mais interessante de “Ódio, raiva, ira e outros prazeres diários” é que ele agrada do bem ao mal humorado, da dona de casa ao CEO, do tiozão à “Geração Y”. É do tipo de livro “não li e adorei”. Do tipo que vale ler.
Dica: só não abrace o Neto quando virar fã e encontrá-lo durante um drinque no Ritz, ou um almoço no Spot. Ele pode se incomodar e escrever um texto sobre você. Vai por mim.
Ficha técnica:
“Ódio, raiva, ira e outros prazeres diários”
Autor: Mentor Muniz Neto
Editora: Dash Editora
Ano: 2015
Ilustrações: Mentor Muniz Neto
Páginas: 184
Preço: R$ 45,00
Formato: 14 x 21cm
*curiosidade: a última vez que encontrei o Neto pessoalmente foi em Cannes, 2013, na enorme e tradicional aglomeração de gente em frente ao hotel Martinez. Como fã, cheguei para cumprimentá-lo, dizendo: “Fala Neto! Por isso Cannes é legal. A gente vem de tão longe para encontrar um pessoal que fica o ano todo do nosso lado e a gente não vê, não fala, não tem contato, né?”. Ele respondeu ao aperto de mão, me olhou pelo canto dos óculos e respondeu: “É, mas infelizmente temos que continuar vindo”. Me virei e saí. Feliz. Esse é o Neto que eu conheço. 🙂