Mulheres menstruadas não tocam em picles! Conheça o primeiro GP de Glass Lions
Saiu nesta terça-feira (23) o primeiro Glass Lions, mais novo prêmio a integrar a agenda do Cannes Lions. A ideia é destacar os trabalhos publicitários que ajudem a diminuir a diferença social e de tratamento entre gêneros e nasceu após conversas da organização com Cindy Gallop, ex-chairman da BBH Nova York, uma das mais icônicas agências do mundo, e fundadora da IfWeRanTheWorld, um interessante experimento tecnológico focado em revelar boas intenções.
O case premiado com o Grand Prix é no mínimo curioso: “Touch the pickles”, da BBDO Mumbai para uma marca indiana de absorventes da P&G. Com a simplicidade de um filme de 30 segundos, eles desmistificaram um peculiar mito indiano: de que mulheres no período menstrual não podem sequer tocar em potes de picles, que eles poderiam estragar. Uma campanha que, muito além de vender um produto, acabou se tornando o centro de uma enorme discussão no país sobre conceitos machistas e mudando a forma com que boa parte do segundo país mais populoso do mundo encara uma questão cultural.
Outra curiosidade é em relação aos países premiados. Foram apenas 8 cases premiados (um GP e sete Glass Lions). Desses, dois são indianos, um do Líbano e outro dos Emirados Árabes – mostrando como a questão das desigualdades entre homens e mulheres são mais fortes em alguns locais do oriente. Completam a lista Uruguai, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.
Um trabalho brasileiro ficou no shortlist: “Linha 180”, da NewStyle para Avon. O trabalho é uma forma criativamente “maquiada” – com o perdão do trocadilho – de incentivar as mulheres a denunciarem a violência. O número da linha de produtos proposta pela Avon, inclusive, é o número que deve ser discado em caso de violência (assista abaixo).
O júri teve a participação do brasileiro Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO. Assista a entrevista com ele e Cindy, a presidente do júri, no vídeo acima.
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