NOVE IDEIAS QUE PRECISAM GANHAR LEÃO E POR QUÊ
Olá, juventude publicista. Sejam bem-vindos a mais um Cannes Social Club, a coluna que cobre a área social de Cannes nas redes sociais.
No episódio de hoje: mais encheção de linguiça, já que a bagaça só começa sábado.
E como não tem enrolação maior do que esse negócio que “previsões pra Cannes” é por isso mesmo que vamos fazer.
Aliás, o que eu acho legal é que a pessoa vai lá e fala: “Ah, eu acho que Fearless Girl vai ganhar”. É óbvio que vai ganhar, gente boa. É uma ideia que virou atração turística. Entrou pro guia de atrações da cidade. Tem hipster vendendo quadro com grafitte da menina no Brooklyn por 500 conto. Se não ganhar, fecha o festival.
Mas vamos lá, o que merece ganhar, além de Fearless Girl e por quê.
The World’s Biggest Asshole, Donate Life, Martin Agency
Por que precisa ganhar:
Pela volta do humor na publicidade, pelamordedeus. Peguem o caminhão do Faustão, encham de prêmios e mandem entregar na casa dos caras. A galera da Martin, depois de ganhar uma grandprizada com as campanhas Geico, mostra que mesmo nas campanhas pra salvar o mundo, o caminho ainda é sempre rir, pra viver é melhor sempre rir.
Refugee Nation, Anistia Internacional, Ogilvy NY
Por que precisa ganhar:
Duas razões. Uma: o trabalho hercúleo que é colocar uma ideia dessa na rua, pensa na quantidade de não e de braço curto que essa galera deve ter encontrado no caminho. A outra: o case. Em 24s, os caras já contaram a ideia. Daí pra frente, foi só mostrar a escala, sem enrolação. Mais um motivo pela minha torcida: 7 brasileiros entre os criativos e 4 produtoras brazucas na ficha: Square Pixel, Asteróide, Canja Audio Culture e Pimenta Print.
Boost Your Voice, Boost Mobile, 180LA
Por que precisa ganhar:
Porque é uma marca prestando um enorme serviço. Boost é uma operadora de celular pré-pago americana que quando viu que estavam fechando zonas eleitorais em áreas de baixa renda, transformou suas lojas em pontos de votação dando mais voz para o povão. Mais relevante impossível. Tem na ficha os brasileiros Rafael Rizuto e Eduardo Marques.
Vigie Aqui, Reclame Aqui, Grey Brasil
Por que precisa ganhar:
Porque os políticos do Brasil deixam a gente roxo de vergonha. O plugin que colore investigados e culpados por corrupção no Brasil deve ter deixado a internet de todo mundo roxo pra sempre. Aguardando ansiosamente a versão que marca também a incoerência dos argumentos daqueles amigos “engajados de facebook” que todo mundo tem.
Unlimited Stadium, Nike, BBH Singapore
Por que precisa ganhar:
Tá tudo certinho nessa ideia. O uso da tecnologia é coerente, diferente e novo. A instalação tá bonita demais. É só correr, com trocadilho, pro abraço.
A Voz da Arte, IBM, Ogilvy Brasil
Por que precisa ganhar:
Porque tecnologia é feita para as pessoas comuns. E arte também. E acho que é a primeira vez que vejo uma aplicação da inteligência artificial do supercomputador Watson sendo colocada na mão do povão.
Anúncio Teste de Pisada, Asics, Neogama
Por que precisa ganhar:
Porque o print não pode morrer. E nem virar post. Essa é uma ideia que coloca uma novidade na mídia impressa. Reinventa um meio, é funcional e inteligente. Merece.
O maior teste cego do mundo, Kraft, CP+B
Por que precisa ganhar:
Porque teve a coragem de mudar um procedimento padrão E porque muda a pesquisa. É uma das minhas campanhas preferidas do ano – e em muito tempo.
É isso aí amiguinhos, voltamos a qualquer momento com mais enrolação até o festival começar. Continuem ligados. Um abraço.
FABIO SEIDL
colunista do Reclame Multishow e está fazendo sala até Cannes começar.