Nada se cria, tudo se copia, especialmente na Internet. Certo? Para os “kibadores” (termo dado a quem se apropria de conteúdo de outros, especialmente de humor) do Twitter, isso pode estar para mudar. A rede social começou a caçar e deletar tweets autorais de piadas, seguindo o pedido de uma redatora.
Tudo começou com o seguinte tweet: “saw someone spill their high end juice cleanse all over the sidewalk and now I know god is on my side” (vi alguém derrubando suco verde na calçada e sei que agora Deus está do meu lado, em tradução livre), de Olga Lexell (@runolgarun, usuário protegido). Redatora freelancer, Olga afirmou em comunicado que “vive” de fazer piadas, então esse tweet repetido seria “roubo de propriedade intelectual”.
Com essa chancela legal e baseado na DMCA (Digital Millennium Copyright Act), o Twitter começou a deletar uma série de tweets com o mesmo conteúdo.
Mas agora a coisa começou a tomar uma proporção imensa, com milhares de usuários twittando a mesma piada e comentando a respeito do caso bizarro. Imagina se isso pega no Brasil…
Tweets about saw someone spill their high end juice