O homem com mais de 40 anos, 40 anos depois
“O homem com mais de 40 anos” foi o primeiro Leão de ouro brasileiro no Festival de Cannes, ainda em 1974. Criado pela ilustríssima dupla Washington Olivetto e Francesc Petit na DPZ, o filme tinha o Conselho Nacional de Propaganda como cliente e lembrava, próximo ao 1º de maio, o talento incontestável de personagens internacionais bem além dos 40, em contraste com a falta de vagas no Brasil para homens que passavam dessa idade.
“Nenhum país pode se dar ao luxo de desperdiçar o potencial de seus homens mais experientes”, destacava a narração, ao intercalar imagens de pessoas como Ghandi, Picasso, Frank Sinatra e Albert Einstein – os quais começaram a fazer sucesso depois das quatro décadas de vida. A produção é da Abafilmes, com direção de Andrés Bukowinski – grande parceiro de Olivetto em muitos dos seus principais sucessos, especialmente os filmes de Bombril.
Agora, o trabalho ganha uma nova versão, a convite do Clube de Criação – que está celebrando seus 40 anos de idade e nasceu próximo à peça clássica da propaganda brasileira, tendo ela como uma das principais premiadas de seu primeiro anuário. O novo filme, novamente a cargo de Olivetto, tem tom de homenagem ao Clube, mas aproveita a oportunidade para destacar: “Apesar de 40 anos serem capazes de mudar muita coisa, é triste admitir: nem tudo mudou. Ainda existe muita gente que acha que os homens depois dos 40 ficam ultrapassados”.
“Se o preconceito de idade – mesmo que com menor intensidade – ainda resiste ao tempo, muito mais forte que isso é ver que o bom conceito e o bom trabalho também resistem. A diferença é que eles se reforçam. Essa tem sido também a história do Clube que respeita o profissional, acumula experiências e segue aprendendo com a nossa história para crescer com o tempo”, comentou Olivetto, hoje chairman da WMcCann, ao Clube.
Acima, você assiste a releitura de “O homem com mais de 40 anos”. Abaixo, você relembra a clássica peça original. E você também pode conferir a primeira edição do Anuário do Clube de Criação, que foi digitalizada como parte das celebrações às quatro décadas da entidade, aqui.