O que acontece quando você aponta laser para um avião?

Apontar aquelas canetinhas de laser na cara de alguém é muito incômodo. Pode cegar. Centenas de shows e partidas de futebol já foram paradas por isso. Mas quando você aponta um laser para o cockpit de um avião, a coisa fica muito pior. No Brasil, isso é crime – pode dar até 12 anos de prisão – mas acontece com muita frequência.

Acontece que, à distância, a força e luminosidade do laser incomodam ainda mais. Os registros apontam que pilotos e copilotos podem sofrer de desorientação, cegueira temporária e “efeito estrobo” – como se você colocasse um flash piscante em uma sala então escura. Pode até derrubar um avião, como você vê no vídeo acima, produzido pelo FBI.

Nos Estados Unidos, mais de 4 mil casos de “lasing” foram reportados apenas em 2013, e o FBI oferece uma recompensa de até US$ 10 mil para quem tiver informações sobre responsáveis por mirar lasers. Jason Stouder estava brincando com um laser no seu jardim quando quis ver se a luz “chegava até um helicóptero que estava passando”. Chegou. E não apenas chegou, mas também cegou os tripulantes por um tempo e fez com que a polícia aparecesse em sua casa horas depois – e prendê-lo.

No Espírito Santo, foram 63 casos registrados no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O ESTV, jornal de uma afiliada da TV Globo, fez uma reportagem a respeito, que também mostra os perigos dessa ação. “Pode derrubar o avião”, constata.

lasergif

Sobre o autor
- Os principais achados da redação do Inspirad para inspirar você.