Richard Curtis é conhecido por ter escrito filmes como “Um lugar chamado Notting Hill” e “Simplesmente amor“. Mas o diretor/roteirista também é fundador do Project Everyone, que tem como objetivo divulgar as metas das Nações Unidas de erradicar a pobreza extrema e abordar a questão das mudanças climáticas em escala global até 2030.
Para isso, Curtis se reuniu com a produtora brasileira Los Bragas e o grupo Porta dos Fundos em uma tentativa de fazer uma comunicação digital interessante para os jovens brasileiros. Como primeira iniciativa, o canal lançará nos dias 28 de setembro, 1˚ e 2 de outubro vídeos que abordam temas como igualdade de gêneros, corrupção, racismo e desigualdade social, temas mais do que naturais para quem já conhece o grupo e que já estão em seu repertório desde o início do trabalho, extremamente popular no país.
“O Brasil sofre todos os problemas destacados pelas metas globais da ONU, mas estes têm mais impacto aqui.” disse Fábio Porchat, ao site americano Viariety, explicando ainda que o formato digital dá ao grupo a liberdade de dizer coisas que, em outro meio, não seria possível. “É preciso entender como alcançar as pessoas que não são mais alcançáveis, especialmente jovens que nem assistem televisão e têm diferentes hábitos de consumo”, complementa Felipe Braga, da Los Bragas, ressaltando a importância da autonomia local no processo criativo, algo novo vindo da ONU.
Agora, é só esperar pra ver!
*Los Bragas é uma produtora fundada pela atriz brasileira Alice Braga (“Elysium,” “Eu sou a lenda,” e “Cidade de Deus”), pelo diretor Felipe Braga (“Trash,” “Latitudes”) e pela produtora Rita Moraes, responsável por trabalhos como “Latitudes“, exibido no SXSW, e “A vida fora dos campos”, documentário sobre o jogador de futebol Neymar Jr.
*O Project Everyone também promove, no dia 26 de setembro, o Global Citizen Festival, no qual Pearl Jam, Beyonce, Ed Sheeran e Coldplay tocarão no Central Park, tendo aindaSalma Hayek, Deborah Lee, Hugh Jackman e Kerry Washington entre os apresentadores e será transmitido mundialmente.
Confira alguns vídeos do Porta dos Fundos: