PropagandoMúsica: Nike Psychobilly

Um bom insight na hora de escolher a trilha para um comercial tem o poder de alavancar as vendas e a popularidade de uma banda.  Mas eventualmente, casos especiais aparecem. O filme dessa semana é o My Time Is Now, da Nike, produzida pela Stink e com pós-produção da The Mill.

A Nike cada vez mais se destaca pela proporção megalomaníaca de suas produções, alcançando resultados cinematográficos graças a convocação de diretores de alto escalão, como Guy Ritchie, para dirigir suas peças. Neste filme, lançado durante a Eurocopa e contando com Neymar, Cristiano Ronaldo e Pep Guardiola não foi diferente.

É incrível o papel que as trilhas desempenham nas campanhas da marca. Escolhidas a dedo, elas ditam completamente o ritmo do comercial e acabam roubando a cena, gerando um ótimo retorno para o artista responsável. Só que dessa vez a Nike foi um pouco além, ressuscitou a carreira de uma banda.

“Chicken” é o nome da música, e foi retirada do primeiro álbum do The Eighties Matchbox B-Line Disaster. A banda de psychobilly vinda de Brighton, Inglaterra, formou-se em 1999 e lançou apenas 3 discos em sua trajetoria, antes de se separarem em março de 2011. Isso até a decisão da Nike de utilizar uma de suas musicas no seu último filme. O grupo, que anteriormente abria o show de bandas como System of A Down, Placebo e Queens of The Stone Age teve um salto na procura por suas músicas e discos, e finalmente conheceu a popularidade, após mais de um ano de sua dissolução.

Então, no fim de junho, o 80’s Matchbox anunciou sua volta. Nas palavras do vocalista, Guy McKnight, “o comercial da Nike veio de surpresa, então nós pensamos, no momento o comercial tem 17 milhões de views… Isso é mais exposição do que jamais tivemos”.

O Eighties Matchbox B-Line Disaster inicia uma turnê na Inglaterra ainda no segundo semestre e planeja a gravação de novo material. De acordo com McKnight, “a banda ainda têm muito o que fazer”.

Assista Psychosis Safari, clipe dirigido por Edgar Wright (fã e diretor de Shaun of The Dead e Scott Pilgrim VS. The World).

Sobre o autor
- Os programas, matérias, colunas e quadros produzidos para os programas "Reclame", do Multishow; e "Rock Reclame" na Kiss FM 102.